Você conhece os riscos da falta de saliva? Veja!
A Falta de saliva significa que a sua saúde está em risco. Sim, a boca seca pode representar um grande perigo ao organismo.
Cansaço diário ou ocasiões de ansiedade e até estresse podem deixar as pessoas suscetíveis à boca seca (xerostomia). Porém, se este sintoma for constante poderá comprometer a saúde de forma generalizada.
Em média, o organismo sadio precisa e gera de um a dois litros de saliva diariamente. Composta por 98% de água e 2% de enzimas. A saliva neutraliza a ação dos ácidos que danificam o esmalte do dente, protege removendo os resíduos alimentares da boca e facilita a mastigação e deglutição do bolo alimentar.
O que acontece quando há falta de saliva?
A falta de saliva poderá diminuir significativamente a imunidade do organismo e acarretar problemas bucais sérios, como a degradação do esmalte dos dentes pelos ácidos bacterianos, cáries, doenças da gengiva, infecções nas glândulas salivares e candidíase bucal (doença provocada por excesso de fungos).
No caso de apenas uma redução na produção da saliva (hipossalivação), há também muito desconforto e problemas de nutrição podem virar uma realidade, já que o paladar fica afetado, a mastigação se torna difícil e a absorção dos alimentos pelo organismo prejudicada.
Há outros problemas que merecem atenção pela falta de saliva: aumento da halitose, maior risco às cáries, uma vez que sem a saliva a mucosa da boca fica desprotegida contra as bactérias; fala prejudicada e ocorrência de problemas com a língua, tais como inflamações e fissuras.
Tratamentos e medicamentos podem causar secura na boca
Alguns medicamentos como ansiolíticos, analgésicos, diuréticos, descongestionantes, remédios para pressão alta e depressão podem ocasionar a falta de saliva.
Outras possibilidades são os tratamentos de radioterapia ou quimioterapia, doenças como diabetes, HIV, mal de Parkinson, doença de Hodgkins e até a menopausa, apesar de não ser uma doença, também pode afetar as glândulas salivares devido as mudanças nos níveis de hormônio.
A sensação de secura na boca, na garganta, mau hálito, gosto metálico no paladar; dificuldade para mastigar e lábios rachados são sinais de xerostomia e é bom prestar atenção.
Tratar a boca seca, a falta de saliva, pode envolver alguns procedimentos, entre eles hidratantes bucais, enxaguantes especiais, salivas artificiais e outros métodos indicados pelo profissional que acompanha o caso.
Olá, tenho esofagite por causa do refluxo, saburra lingual,saliva grossa e sensação de que minha boca parece uma fossa! O que é que eu tenho?
Olá, Chico Lopes. É necessário tratar cada um desses sintomas de forma independente para solucionar esta sensação. Busque um tratamento recomendado pelo dentista.
Ha tempos tenho notado cansaço grande na lingua ao fazer mastigaçao de alimentos e ate chega doer a lingua,sem saliva e as vezes dificulta ate respiraçao e sempre aquele catarro pegajoso. O q pode ser???
Oi, Angela. A falta de saliva pode dificultar a deglutição de alimentos, para aliviar o desconforto é recomendado o uso da saliva artificial bioXtra, conheça nossos produtos: http://bioxtra.com.br/lista-de-produtos/
Acordo com a boca totalmente seca sem saliva, Acordo pelo desconforto, e segundos depois de acordar já comeca a salivação e normaliza, o problema é durante o sono.
Oi, Vera. É recomendado o uso do Gel Oral (saliva artificial) para dormir tranquilamente, saiba mais em: http://bioxtra.com.br/portfolio-posts/saliva-artificial/