Você conhece os riscos da falta de saliva? Veja! | bioXtra

Você conhece os riscos da falta de saliva? Veja!

 em Boca seca, Causas

A Falta de saliva significa que a sua saúde está em risco. Sim, a boca seca pode representar um grande perigo ao organismo.

Cansaço diário ou ocasiões de ansiedade e até estresse podem deixar as pessoas suscetíveis à boca seca (xerostomia). Porém, se este sintoma for constante poderá comprometer a saúde de forma generalizada.

Em média, o organismo sadio precisa e gera de um a dois litros de saliva diariamente. Composta por 98% de água e 2% de enzimas. A saliva neutraliza a ação dos ácidos que danificam o esmalte do dente, protege removendo os resíduos alimentares da boca e facilita a mastigação e deglutição do bolo alimentar.

O que acontece quando há falta de saliva?

A falta de saliva poderá diminuir significativamente a imunidade do organismo e acarretar problemas bucais sérios, como a degradação do esmalte dos dentes pelos ácidos bacterianos, cáries, doenças da gengiva, infecções nas glândulas salivares e candidíase bucal (doença provocada por excesso de fungos).

No caso de apenas uma redução na produção da saliva (hipossalivação), há também muito desconforto e problemas de nutrição podem virar uma realidade, já que o paladar fica afetado, a mastigação se torna difícil e a absorção dos alimentos pelo organismo prejudicada.

Há outros problemas que merecem atenção pela falta de saliva: aumento da halitose, maior risco às cáries, uma vez que sem a saliva a mucosa da boca fica desprotegida contra as bactérias; fala prejudicada e ocorrência de problemas com a língua, tais como inflamações e fissuras.

Tratamentos e medicamentos podem causar secura na boca

Alguns medicamentos como ansiolíticos, analgésicos, diuréticos, descongestionantes, remédios para pressão alta e depressão podem ocasionar a falta de saliva.

Outras possibilidades são os tratamentos de radioterapia ou quimioterapia, doenças como diabetes, HIV, mal de Parkinson, doença de Hodgkins e até a menopausa, apesar de não ser uma doença, também pode afetar as glândulas salivares devido as mudanças nos níveis de hormônio.

A sensação de secura na boca, na garganta, mau hálito, gosto metálico no paladar;  dificuldade para mastigar e lábios rachados são sinais de xerostomia e é bom prestar atenção.

Tratar a boca seca, a falta de saliva, pode envolver alguns procedimentos, entre eles hidratantes bucais, enxaguantes especiais, salivas artificiais e outros métodos indicados pelo profissional que acompanha o caso.

Postagens Recentes
Mostrando 6 comentários
  • Chico Lopes
    Responder

    Olá, tenho esofagite por causa do refluxo, saburra lingual,saliva grossa e sensação de que minha boca parece uma fossa! O que é que eu tenho?

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Chico Lopes. É necessário tratar cada um desses sintomas de forma independente para solucionar esta sensação. Busque um tratamento recomendado pelo dentista.

  • Angela
    Responder

    Ha tempos tenho notado cansaço grande na lingua ao fazer mastigaçao de alimentos e ate chega doer a lingua,sem saliva e as vezes dificulta ate respiraçao e sempre aquele catarro pegajoso. O q pode ser???

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Angela. A falta de saliva pode dificultar a deglutição de alimentos, para aliviar o desconforto é recomendado o uso da saliva artificial bioXtra, conheça nossos produtos: http://bioxtra.com.br/lista-de-produtos/

  • Vera Lucia sardeli
    Responder

    Acordo com a boca totalmente seca sem saliva, Acordo pelo desconforto, e segundos depois de acordar já comeca a salivação e normaliza, o problema é durante o sono.

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar