10 alimentos que podem melhorar sua saúde. Descubra!

 em Dia a dia

A alimentação balanceada pode melhorar sua saúde e bem estar. Confira neste artigo 10 alimentos e suas propriedades que podem auxiliar no dia a dia!

Os hábitos de alimentação são grandes responsáveis pela saúde do corpo. É necessária uma alimentação nutritiva, rica em vitaminas, fibras e tantos outros compostos para manter a imunidade alta e as doenças afastadas.

Conheça a seguir 10 alimentos pouco falados que fazem muito bem para a saúde!

Maçã

O consumo da maçã pode ser feito de diversas formas: natural, cozida, chips, ou até batida em um suco.

Com propriedades antioxidantes, a fruta retêm muita água e vitaminas que ajudam a controlar o colesterol ruim e no controle da diabetes, ajuda no emagrecimento e alivia dores da gastrite e úlceras.

A maçã por ter muitas fibras e poucas calorias, melhora também a digestão e a prisão de ventre. Por conta de suas fibras solúveis.

Ovo

O consumo de ovo, apesar das más línguas, ajuda a controlar o colesterol ruim. Além de auxiliar no ganho de massa muscular e prevenir doenças nos olhos.

Quem sofre com a diabetes, deve consultar primeiramente um nutricionista para equilibrar a dieta sem interferir nos níveis de glicemia. Porém, na maioria dos casos não existe problema no consumo diário de 1 a 2 unidades. Pacientes sem problemas de saúde podem consumir até 4 unidades por dia.

Orégano

O tempero tem propriedades incríveis que são pouco faladas. Como reduzir as inflamações do corpo e auxiliar o emagrecimento pela substância carvacrol (que tem ação ação antimicrobiana, anti-inflamatória e anticarcinogência). Além de prevenir doenças do coração devido suas propriedades antioxidantes e melhorando o sistema imune, por ter betacaroteno.

As substâncias carvacrol e timol associadas, ajudam a combater fungos e bactérias no corpo. Afastando gripes, micoses  e nos alimentos, preservando sua integridade e sabor por mais tempo.

O orégano também é rico em fibras, estimulando o sistema digestivo.

Pepino

O consumo regular do pepino tem grandes benefícios à saúde, são alguns deles:

  • Rico em antioxidantes como flavonoides e lignanas;
  • Rico em água, mantendo a hidratação do corpo;
  • Rico em fibras;
  • Rico em carotenoides que auxiliam na saúde da pele, unhas e cabelo.
  • Rico em potássio e magnésio;
  • Sensação de saciedade, auxiliando o emagrecimento;
  • Tem poucas calorias;
  • Ajuda na circulação sanguínea.

Chia

Considerada um complemento nutricional, a chia é rica em fibras, vitaminas, ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, minerais e vitaminas. Através das propriedades listadas acima, a chia ajuda o trato intestinal, a controlar a diabetes, reduzir os riscos de infarto e doenças do coração, além de regular o colesterol e fortalecer os ossos.

A chia é muito usada também para auxiliar o emagrecimento, podendo ser colocada em sua forma natural na comida ou hidratada para receitas.

Gengibre

Raiz com muitas funcionalidades, o gengibre pode ser raspado, usado em pedaços ou até em pó.

Famoso por auxiliar no emagrecimento, o gengibre tem em sua composição 6-gingerol e 8-gingerol que aceleram o metabolismo.

O chá da raiz pode ter como função aliviar azias, náuseas e gases de forma rápida. Uma função pouco falada do gengibre é prevenir o câncer de cólon retal.

Canela

Tempero que tem diversas propriedades que ajudam a manter uma boa saúde e bem estar. O consumo pode auxiliar no controle da diabetes, aliviar gases e cólicas por conta do seu efeito anti-inflamatório e antibacteriano.

A canela também pode auxiliar no emagrecimento por acelerar o metabolismo e diminuir o apetite. Combatendo a fadiga e melhorando a vida sexual pela melhor circulação sanguínea.

Amaranto

Menos conhecido que os alimentos citados acima, o amaranto é um grão cereal que é rico em fibras, vitaminas e proteínas. O amaranto fortalece o sistema imune, evita doenças simples como resfriados por conta das suas propriedades antioxidantes.

O amaranto não contém glútem e ajuda a emagrecer, por dar saciedade e soltar o intestino.

Amêndoa

Rica em cálcio e magnésio, a amêndoa é muito usada para auxiliar o tratamento da osteoporose. Além dessa função o seu consumo diminui as cãibras, diminui a pressão arterial alta e é diurética.  

Outra alternativa para consumir amêndoa é o leite feito do grão. Muito usado por intolerantes a lactose é um ótimo substituto ao leite de vaca.

Aipo

Conhecido também como salsão, essa é uma verdura que é altamente diurética. Também traz benefícios expectorantes e laxantes por ser rico em flavonoides e vitaminas. Por ter poucas calorias, o aipo costuma ser muito usado em sopas e saladas.

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