Você sabia que existem diversas doenças que afetam sua língua?

Quando fala-se em doenças bucais, o mais comum é que as pessoas pensem em problemas dentais e nas gengivas.

Entretanto, há algumas doenças que podem surgir na língua e que devem ser tratadas da forma certa, por um profissional capacitado, para evitar problemas mais graves.

Por tudo isso, esse artigo tem o intuito de mostrar a você quais são aquelas doenças mais comuns que acometem a língua e o que pode ocasioná-las.

Vamos lá!

Afta

Um dos problemas mais comuns que acometem a língua é a afta, contudo ela pode surgir em diversos locais da boca.

As aftas são pequenas lesões de formato redondo que causam um grande incômodo e muita dor, podendo trazer dificuldade na alimentação e até mesmo na fala.

O surgimento das aftas pode estar relacionado com a carência de vitaminas, estresse, ingestão de alimentos altamente cítricos e problemas autoimunes.

A afta é um problema muito comum, e que afeta tanto a língua quanto a boca por completo (bochechas, parte interna dos lábios e palato).

Em geral, as aftas desaparecem espontaneamente dentro de 7 a 10 dias, mas dentro desse período há como evitar o desconforto causado por elas.

É o caso de utilizar enxaguante bucal (sem álcool) para assim ir eliminando os germes e auxiliando a melhorar mais rápido o problema.

Língua pilosa

Uma outra doença que afeta a língua é a chamada língua pilosa, que ocorre quando há um acúmulo de bactérias, de fungo ou de creatina nas papilas gustativas.

Esse acúmulo faz com que as papilas fiquem mais alongadas, o que dá um aspecto de ter “pelos na língua”.

No geral, esse problema é ocasionada pela má higiene bucal, pelo tabagismo ou até mesmo pela reação adversa a certos medicamentos.

O tratamento dessa doença é feito de forma fácil por meio da suspensão do uso do tabaco ou do medicamento (de acordo com indicação médica), ou ainda por uma melhor higiene da boca.

Quando você passa a ter uma maior higiene com a sua língua, escovando-a corretamente, os sintomas tendem a desaparecer dentro de até 7 dias.

Sapinho (candidíase oral)

A candidíase oral, popularmente conhecida como sapinho, é uma doença que tem como principal característica o aparecimento de placas brancas na língua e também nas bochechas e palato.

Elas podem ocasionar vermelhidão no local, altera o paladar e ainda gerar uma grande sensação de ardor, o que causa muito incômodo.

O sapinho acontece por uma infecção por fungos, e o surgimento do problema, assim como a língua polisa, pode ser devido à falta de higiene bucal, ao uso de tabaco ou mesmo de certos medicamentos.

Pessoas que têm o sistema imunológico fragilizado, pessoas em tratamento com medicamentos antibióticos e recém-nascidos são mais suscetíveis a essa doença que afeta sua língua.

O tratamento do sapinho ou candidíase oral é realizado com o uso de medicamentos que combatem os fungos, sejam cremes ou géis, que são aplicados sobre o local.

Com o tratamento iniciado, em até duas semanas é possível livrar-se do problema, não trazendo riscos de quadros mais graves quando tratada corretamente.

Macroglossia

A macroglossia é uma doença em que há o aumento do tamanho da língua, podendo vir a ocasionar sérias dificuldades, tais como na respiração, na fala e na mastigação do paciente.

O aumento do tamanho da língua também pode ocasionar traumas com os dentes, levando ao surgimento de feridas.

Há diversas causas para a macroglossia, como más formações congênitas, alergias, diabetes neonatal e disfunções da glândula tireoide.

Os casos menos graves de macroglossia não exigem nenhum tratamento específico, entretanto, os mais graves podem vir a exigir o uso de aparelhos dentais ou até mesmo, em alguns casos, a realização de cirurgias.

Câncer bucal

O câncer bucal é a doença mais grave entre todas as vistas aqui, podendo afetar a língua, sendo mais comum em homens acima de 40 anos.

Alguns fatores de riscos para essa doença que afeta sua língua são o consumo de tabaco e o de álcool de forma excessiva.

É preciso tratar precocemente a doença para garantir maiores chances de cura, por isso é importante estar atento a possíveis sinais.

Entre eles, podem ser citados: dificuldade de mastigar ou de engolir, dor na língua sem motivo aparente, manchas brancas ou avermelhadas.

Conclusão

Como você viu, há algumas doenças que afetam sua língua e que as pessoas precisam ficar atentas para buscar auxílio médico o quanto antes.

Neste texto, mostramos quais são as principais doenças, como o sapinho e o câncer bucal, por exemplo, e quais os fatores de risco para o aparecimento delas.

Gostou do artigo de hoje sobre as doenças que afetam sua língua?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *