4 Perguntas frequentes sobre boca seca
A sensação de boca seca ou xerostomia pode ter várias causas e o tratamento mais adequado é diagnosticar a origem do problema. Saiba mais!
A sensação de boca seca, também conhecida como xerostomia, é provocada pela redução da produção de saliva. O problema atinge um número significativo de pessoas, com intensidade e duração diversas.
Veja quatro perguntas frequentes sobre a sensação de ter a boca seca.
1. Quais são as principais causas da boca seca?
As causas da boca seca variam de acordo com cada indivíduo e podem ser:
- Câncer: tratamentos de radioterapia na região da cabeça e pescoço podem atingir as glândulas salivares.
- Diabetes mellitus: geralmente, a boca seca relacionada à diabetes se refere ao efeito colateral de medicamentos da doença e altos níveis de açúcar no sangue.
- Doenças congênitas: há pessoas que já nascem sem as glândulas salivares.
- Idade: a produção de saliva diminui com o passar dos anos, por causa do atrofiamento das glândulas salivares.
- Maus hábitos: vícios como o alcoolismo, tabagismo e ingestão de líquidos ricos em cafeína favorecem o surgimento do problema.
- Medicamentos: substâncias presentes em medicamentes podem inibir o fluxo salivar, como no caso de alguns antidepressivos, anticolinérgicos, anti-histamínicos e anti-hipertensivos.
- Problemas psiquiátricos: situações como ansiedade aguda e estresse podem gerar a baixa produção da saliva.
- Síndrome de Sjögren: este é um distúrbio caracterizado pela sensação de boca e olhos secos, o qual não tem cura.
2. Qual a real importância da saliva?
A saliva é um líquido com pH neutro constituído por 99% de água. O 1% restante é composto por proteínas, como enzimas e imunoglobinas responsáveis por anticorpos, além de compostos como bicarbonato, cálcio, cloreto, flúor, potássio e sódio
O fluxo salivar tem funções que beneficiam a digestão, como a formação do bolo alimentar; controle do pH e da microbiota da boca, prevenindo cáries dentárias; lavagem que favorece a movimento da língua e dos músculos da mastigação; e proteção da mucosa bucal.
3. A falta de saliva interfere no hálito?
Sim. O baixo fluxo salivar provoca o mau hálito (halitose), uma vez que uma das funções da saliva é promover a higiene bucal. A saliva em estado normal de funcionamento leva as bactérias para o aparelho digestivo, evitando que permaneçam na cavidade bucal.
4. Como tratar a xerostomia?
A melhor forma de acabar com a sensação de boca seca é tratar a sua causa. Portanto, a primeira etapa do tratamento é diagnosticar a origem do problema, com a consulta a um cirurgião-dentista.
Os tratamentos são específicos para cada caso, já que a sensação de boca seca pode ter várias causas. Nas situações em que a ausência da saliva é permanente, o dentista pode prescrever o uso de saliva artificial ou enxaguantes para amenizar o desconforto.
A pessoa diagnosticada com boca seca deve ir ao dentista com mais frequência, para que este profissional possa orientá-la quanto à higiene oral e cuidar da saúde bucal de forma adequada, evitando complicações maiores.
O paciente com xerostomia deve manter-se bem hidratado e evitar o consumo de álcool, líquidos ricos em cafeína e alimentos condimentados. A secura dos lábios pode ser tratada com o uso de hidratantes labiais. Há ainda os casos em que aparecem infecções fúngicas, nas quais o profissional habilitado pode prescrever medicamentos específicos.
Manter a sua saúde oral em dia significa cuidar de você mesmo. Como anda sua saúde? Compartilhe conosco nos comentários o que você tem feito para cuidar de si.