5 Dicas para controlar a ansiedade

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Você tem tempo? Nos dias corridos em que vivemos, nos vemos cada vez mais atarefados e estressados, o que causa uma grande inquietação no organismo. Controlar a ansiedade não é tão simples, principalmente na era tecnológica.

Recebemos muitas informações a todo o momento, ao mesmo tempo em que nos é sugerido relaxar e equilibrar as atividades diárias. Para evitar as doenças do mundo moderno, é preciso fazer o máximo para levar uma vida com hábitos saudáveis.

Os sintomas da ansiedade vão desde a preocupação excessiva até insônia, medos injustificáveis e problemas gástricos. Isso sem contar as clássicas dores de cabeça e indisposições em público, o que acaba acarretando problemas maiores.

Para levar uma vida tranquila e sem estresse, veja abaixo cinco dicas para controlar a ansiedade:

  1. Pratique exercícios físicos! A prática de atividade física regular traz benefícios para vários tipos de enfermidades e não é diferente com o estresse e a ansiedade. Exercitar o corpo diariamente aumenta a produção de serotonina, substância que eleva a sensação de prazer.

Vale lembrar que essa dica só funcionará se a pessoa tiver disposição para praticar a atividade, além de gostar do que está fazendo, pois é imprescindível que não seja mais uma tarefa forçada como as rotineiras.

  1. Solte o som. Ouvir música é um dos melhores remédios para controlar a ansiedade e o estresse cotidiano. A música clássica, por exemplo, é uma aliada perfeita, pois diminui o hormônio cortisol do corpo.

Músicas calmas tranquilizam a mente e melhoram nosso humor e sentimentos, além de colaborar para limpar a mente e pensamentos aleatórios. Outros sons, como os da natureza ou que lembram estes, também são ótima opção para relaxar e equilibrar a mente.

  1. Substitua o café por chá verde. Para quem adora um cafezinho, esta dica é um quase um desafio. Porém, é bem verdade que o chá verde, diferentemente do café, apresenta antioxidantes que contribuem na diminuição dos níveis de estresse mental.

O café até colabora para a concentração, mas o chá verde auxilia no mesmo processo, porém tranquiliza a mente, alinhando melhor os pensamentos.

  1. Tenha uma alimentação saudável. Manter uma dieta equilibrada faz bem para todo o organismo biológico, inclusive para controlar a ansiedade. Um dos alimentos que reduzem os níveis de estresse são os peixes, pois contêm ômega 3, já comprovados por estudos para combater esse mal.

Também é importante o consumo de frutas e vegetais frescos. A geração do fast-food ou lanches rápidos deve se atentar e equilibrar a alimentação, lembrando sempre que a dieta afeta diretamente a saúde mental.

  1. Respire fundo. Parece óbvio, mas muitas vezes nos esquecemos de respirar calmamente e acabamos perdendo o ritmo natural e calmo da respiração. Respirar corretamente – e fundo! – leva mais oxigênio para o sistema nervoso, mantendo o corpo e a mente em equilíbrio.

Quando estiver no pico da ansiedade, pratique um exercício simples de respiração profunda e ritmada, voltando seu pensamento somente ao exercício. Sua mente voltará ao equilíbrio, contribuindo para alinhar os pensamentos e tomadas de decisão.

Como você faz para controlar a ansiedade? Relaxe e comente abaixo. Queremos saber!

Meta: Só quem é ansioso sabe como é difícil controlar e evitar os sintomas, mesmo tendo todas as ferramentas ao alcance. Você sofre com ansiedade? Veja cinco dicas para controlar isso!

 

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