9 dicas para cuidar da sua voz
Usa muito a voz no dia a dia e se preocupa com a saúde da suas cordas vocais? Leia esse artigo e aprenda dicas para cuidar da sua voz!
A voz é um meio de expressão muito importante para o ser humano, por isso é tão importante cuidar de sua saúde evitando algumas coisas e introduzindo outras em sua rotina.
Para garantir uma voz saudável deve se estar sempre atento aos menores dos sinais como: rouquidão frequente e sem motivos, dores de garganta, inflamações do trato respiratório, sensação de coceira e sensação de boca seca.
Para aprender 9 dicas para cuidar corretamente da sua voz, evitar a rouquidão e prevenir doenças prejudiciais as cordas vocais, continue lendo!
Evite ar condicionado
O ar condicionado compromete as cordas vocais e vias respiratórias pois resseca toda a região. O que faz necessário um esforço maior para falar, cantar e reproduzir sons do que se a pessoa não estivesse exposta ou exposta por menos tempo.
Rotina de exercícios vocais
O aquecimento vocal já é muito conhecido por cantores, mas atores, palestrantes, professores e até pessoas comuns também devem praticar para manter as cordas vocais saudáveis. Os exercícios mais comuns e simples são:
- Vibrar os lábios fazendo som de “BR”;
- Vibrar a língua fazendo som de “TRU”;
- Cantar todas as vogais “A, E, I, O, U” indo do tom mais agudo ao mais grave.
Spray oral
O uso de uma saliva artificial em spray é importante para quem usa a voz por muitas horas. Com a função de manter a região hidratada e confortável, o spray oral é um complemento para hidratação das cordas vocais e evita também a sensação de boca seca.
Beber água
Uma pessoa saudável deve ingerir em média 2 litros de água por dia para hidratar o corpo e ajudar no funcionamento dos órgãos. As cordas vocais também são beneficiadas por essa hidratação.
Alimentação
Fonoaudiólogos recomendam o consumo de frutas com ação de limpeza como a maçã, que traz sensação de alívio a garganta e desestimulam o consumo de café, pois sua alta temperatura e alto teor de cafeína podem ressecar as cordas vocais e causar refluxo.
Tratar o pigarro
O pigarro prejudica a saúde das cordas vocais quando frequente, podendo gerar lesões, rouquidão, entre outros. Deve ser tratado com o uso de um spray oral e ingestão de pequenos goles de água.
Evitar o cigarro
O hábito de fumar é um dos maiores vilões da saúde bucal. O tabaco altera a coloração dos dentes, resseca as cordas vocais e danifica as mesmas pelo calor associado. Quem deseja cuidar da saúde da voz deve abandonar o vício ao cigarro.
Tratar problemas respiratórios
A maioria dos problemas respiratórios são causados por alergia, o que impede a respiração pelo nariz, forçando que esta seja pela boca. A respiração bucal causa o ressecamento da boca e da garganta, fazendo necessário maior esforço e prejudicando a voz.
Álcool
O consumo frequente de álcool tende a irritar as vias respiratórias e altera a qualidade e potência da voz. O efeito anestésico do álcool pode levar as pessoas a falar mais alto, forçando cada vez mais o esforço e gerando desgaste.
Lembre-se, os cuidados com a voz devem ser acompanhados pelo fonoaudiólogo e otorrinolaringologista.
Conhece alguém que usa muito a voz, cantando, ensinando ou atuando? Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais ou deixe seu relato nos comentários abaixo.
Nossos produtos estão disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Para encontrar um revendedor bioXtra perto de você, busque com seu CEP no link: