Sensibilidade e desconforto constantes nos dentes podem ser sinais de abscesso dentário. Saiba mais nesse artigo!

Abcesso ou abscesso dentário é um acúmulo de pus causado por uma infecção no dente ou gengiva. O abscesso pode acontecer em diferentes regiões dentárias, por motivos diversos. Quando a infecção acontece na ponta da raiz do dente, é denominada periapical. Já o abscesso periodontal caracteriza-se por aparecer nas gengivas, junto à raiz dentária.

A infecção causada por abscesso requer tratamento médico para, além de aliviar a dor forte, impedir problemas maiores, como a perda do dente atingido, a proliferação para outros dentes e ou até para os ossos da face. Contudo, os sintomas podem ser aliviados com remédios para dor até a pessoa receber o diagnóstico e orientações de um especialista. Saiba mais:

Sintomas

O abscesso dentário pode surgir em regiões diferentes da boca, mas os sintomas mais comuns para identificar a infecção são:

  • Dor no dente: a dor dentária provocada pela infecção vai se intensificando à medida que o pus vai se acumulando. Esse forte desconforto pode acontecer tanto no dente afetado quanto se irradiar para os ouvidos, mandíbulas e bochechas;
  • Incômodo ao comer e beber: o abscesso provoca também o aumento da sensibilidade nos dentes, o que resulta no incômodo no momento de morder ou entrar em contato com temperaturas muitas frias ou quentes;
  • Inchaço: com o tempo, a infecção ocasiona um inchaço interno na boca, principalmente nos abscessos periodontais;
  • Mau hálito: é bastante comum que a pessoa com abscesso dentário sinta o gosto ou cheiro do pus na boca, que é amargo.

Os casos mais graves da infecção incluem também febre, enjoos, diarreia, calafrios e vômitos.

Causas

A infecção é provocada por uma invasão bacteriana, que gera o acúmulo de pus no tecido. Assim, as principais causas de um abscesso dentário são:

  • Alimentos ou matéria estranha que ficam retidos na gengiva;
  • Cárie dentária;
  • Doença periodontal (que atinge os tecidos de suporte e sustentação dos dentes);
  • Quebra ou ruptura do dente, abrindo a passagem para bactérias.

Tratamento

O primeiro passo para diagnosticar e tratar um abscesso dentário é marcar uma consulta com um dentista. Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas até chegar o dia de ir ao especialista. Conheça:

Para prevenção:

  • Escovação adequada dos dentes;
  • Uso apropriado e diário do fio dental.

Para aliviar a dor e evitar a proliferação das bactérias:

  • Fazer bochecho com água morna e sal após cada refeição;
  • Tomar analgésicos como paracetamol, sempre respeitando a bula e com atenção às contraindicações.

Após a consulta no especialista:

O cirurgião-dentista é que realmente vai identificar a causa da infecção e o melhor tipo de tratamento. Assim, de acordo com o abscesso, ele fará a drenagem na região, realizará tratamento de canal ou mesmo a extração do dente atingido.

O tratamento de canal é indicado para os casos em que a cárie invadir a polpa dentária, enquanto que, nos casos de abscesso periodontal (que atingem a gengiva), é indicado o tratamento com raspagem e alisamento das raízes dos dentes atingidos.

Manter a higiene e a saúde bucal em dia sem dúvida fazem parte da receita para levar uma vida melhor. Você tem algum dos sintomas de abscesso dentário ou conhece alguém que tenha? Marque nos comentários abaixo, compartilhar