Ardência na garganta e pigarro podem ser sintomas da baixa qualidade da saliva
Com frequência você sente ardência na garganta e pigarro sem motivo aparente? Entenda porque essas questões podem estar ligadas a baixa qualidade salivar!
O pigarro quando frequente, causa constrangimentos e grande desconforto, já a queimação na garganta pode causar dificuldade na deglutição e na fala, impedindo que o paciente continue com sua vida normalmente.
Tais perturbações na garganta podem vir acompanhadas de secreções viscosas e densas que são capazes de entupir as vias aéreas, impedir a passagem de ar, deteriorar as cordas vocais causando dor e rouquidão ou até a perda temporária da voz.
Para entender porque a baixa qualidade salivar pode causar consequências a saúde bucal, continue lendo!
O pigarro e ardência podem estar diretamente relacionados a qualidade salivar, pois a má qualidade da saliva além de causar incômodos nas vias aéreas, também pode piorar a saúde bucal com cáries frequentes, tártaro, mucosite e doenças gengivais.
A qualidade da saliva de uma pessoa está diretamente relacionada a quantidade, pH e viscosidade do fluido produzido naturalmente pelo corpo. Para corrigir e aliviar as disfunções salivares deve ser usado os produtos bioXtra.
Uma linha completa contendo creme dental, enxaguatório, spray oral e saliva artificial, os produtos bioXtra hidratam e protegem a boca dos microorganismos prejudiciais a saúde por conta das enzimas idênticas as naturais.
Outras causas para ardência na garganta e pigarro
Gripes e resfriados
É comum que após gripes e resfriados apareça o desconforto do pigarro na garganta. Isso acontece porque há maior produção de muco durante o processo, na maioria dos casos desaparece de forma lenta e espontânea.
Cigarro
Os gases, o calor e a fumaça aspirados no ato de fumar danifica as proteções do organismo, podendo causar pigarro frequente na tentativa de limpar a garganta. Os “pelos” que protegem o corpo de substâncias tóxicas podem deixar de existir em pessoas com o hábito de fumar, o que interfere em toda proteção das vias aéreas.
Refluxo
O primeiro sintoma do refluxo costuma ser a irritação na garganta, seguido de um pigarro frequente, tosse sem muco e voz rouca. Refluxo também pode causar obstrução das vias aéreas (nariz e ouvidos) e sensibilidade dos dentes.
Bebidas alcoólicas
O álcool causa ressecamento e irritação na garganta o que pode causar ardência no local pelo esforço, tosses e pigarro constante.
Alergias
A ardência na garganta pode ser causada por alergias respiratórias que forcem a pessoa a respirar pela boca além de alergias alimentares, alergia a mofo, poeira e ácaros podem causar também o pigarro crônico.
Forçar a garganta sem preparo
O esforço da voz sem aquecimento anterior pode causar ardência e pigarro como consequência. Palestrantes, cantores, professores e pessoas que falam por muitas horas seguidas devem aquecer as cordas vocais sempre.
Estresse
É normal que em situações de nervosismo e estresse algumas pessoas desenvolvam um pigarro crônico e de fundo emocional.
Lembre-se, é normal sentir a boca seca vez ou outra, porém se o desconforto é frequente, procure pelos produtos bioXtra!
Conhece alguém que sofre com ardência na garganta ou pigarro e não sabe como aliviar? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude um amigo!
Os produtos bioXtra estão disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Busque com o seu endereço ou CEP no link para encontrar um de nossos parceiros perto de você.