Boca seca na gravidez, é normal? Tire sua dúvida! | bioXtra

Boca seca na gravidez, é normal? Tire sua dúvida!

 em Boca seca, Dia a dia

Durante 9 meses podem acontecer muitos sintomas improváveis. Entenda neste artigo porque acontece boca seca na gravidez e se é normal!

Nos 9 meses de gravidez, a mulher sofre transformações físicas e psicológicas. Os desejos de comida, enjoos, sono e cansaço constantes já são alterações famosas da gravidez, porém, menos falado e muito comum é a boca seca.

Durante a gravidez, os hormônios transformam o corpo e afloram emoções. O turbilhão de hormônios pode causar diversas consequências a mãe.

Com o crescimento de outra pessoa no mesmo corpo, a água ingerida normalmente pode não ser suficiente para nutrir as necessidades da mãe e do bebê.

A boca seca pode acompanhar outras alterações da mucosa oral, como alterações no paladar, sentir gostos mais amargos ou ácidos. Também não são raras as alterações na viscosidade da saliva produzida, costumando ser mais densa.

Principais causas da boca seca na gravidez

A secura bucal pode estar relacionada a alguns fatores como:

  • Baixa qualidade salivar;
  • Desidratação;
  • Transtorno de ansiedade;
  • Quadros depressivos;
  • Diabetes;
  • Síndrome de Sjögren;
  • Alterações na glândula da tireóide.

Em casos que a mãe não sofre com nenhuma das condições listadas acima, a xerostomia pode ser apenas uma reação do corpo as alterações hormonais e de vitaminas desse período.

Riscos

Em casos mais graves de atrofia da mucosa oral, o sintoma de boca seca pode ser acompanhado de queimação na língua, lábios rachados e coceira. Essa condição sem o tratamento correto pode desenvolver outros problemas delicados de tratar e mais sérios.

Quais são as consequências da boca seca?

Além do desconforto que é sentir a boca seca frequentemente, a secura pode afetar diretamente a saúde da mãe e do bebê.

A saliva de qualidade tem ação detergente na boca, ajudando na higiene dos dentes e mucosas, além de ter em sua composição enzimas que ajudam na proteção e fortalecimento dos dentes.

A xerostomia deixa a microbiota oral mais suscetível às inflamações e infecções nos tecidos, como periodontite e gengivite. Além de aumentar as chances de doenças como cáries e tártaro.

Afinal, é normal sentir a boca seca na gravidez?

Sim. As alterações hormonais e vitamínicas são comuns de acontecer durante a gestação. Porém é importante sempre realizar um acompanhamento médico bem próximo, percebendo as alterações do corpo e procurando um especialista.   

Como tratar a boca seca na gravidez

Em casos simples a secura pode ser eliminada com simples passos no dia a dia da mamãe. Confira algumas dicas a seguir:

Hidratação

É recomendado que uma gestante consuma mais água que uma mulher não-grávida. O consumo não precisa ser feito somente com água, são considerados líquidos hidratantes também água de coco, sucos naturais e isotônicos.

Alimentação

Alimentos cítricos e ácidos estimulam a produção da saliva pelo corpo, é recomendado seu consumo nos momentos em que a mulher costuma mais sentir a boca seca. Alguns chás também podem ajudar com sua função antisséptica e estimulante de saliva, são eles: camomila e hortelã.

Escovação

A higiene da boca é sempre importante e deve ser realizada após cada refeição. O uso de um creme dental mais suave pode ser o que faltava para atingir o conforto bucal. É recomendado o uso do creme dental bioXtra que é livre de lauril sulfato de sódio e ajuda a manter a hidratação da boca.

Conhece alguma gravidinha que está sentindo a boca seca? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude uma amiga!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Estomatite aftosa recorrente o que e como tratardescubra 10 alimentos que ajudam a controlar a ansiedade