fbpx

Boca sensível pode ser um alerta! Conheça as causas neste artigo

 em Boca seca, Diabetes

Diversas condições podem causar a boca sensível. Esteja alerta as causas, sintomas e descubra como tratar da forma correta! 

Os problemas de saúde podem começar pela boca. Pequenos sintomas que passam despercebidos em um primeiro momento muitas vezes são sintomas de doenças ou condições graves que se descobertos no começo, tem um melhor tratamento. 

A boca sensível em muitos momentos pode aparecer por pequenas situações do dia a dia, e não tem grandes consequências. Mas se a sensação fica por dias, é importante procurar um médico que avalie o caso. 

Possíveis causas da boca sensível

A boca é uma mucosa, e por isso é úmida e sensível em sua natureza. A sensibilidade natural tem como função proporcionar sabores, reconhecimento de texturas e a auxiliar no olfato. Pequenas queimaduras e ingestão de alimentos ácidos são causas de boca sensível que não devem preocupar o paciente, já que passam rapidamente. 

Já quando sem nenhum motivo o paciente sente a boca secar ou sensibilidade piorar a ponto de impedir tarefas simples, podem ter outros motivos. Tais como:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Uso de medicação contínua;
  • Doenças autoimunes;
  • Diabetes;
  • HPV (Papilomavírus Humano);
  • Doenças coronárias;
  • Câncer na região da cabeça e pescoço.

Acompanhamento profissional

O acompanhamento da boca sensível deve ser feita sempre com a integração do dentista com outras especialidades clínicas. A ideia é ter uma visão mais holística da saúde com os dentes e, portanto, uma abordagem mais ampla, a fim de identificar problemas orgânicos a partir de disfunções bucais.

A odontologia que trabalha essa visão tem como função abordar os cuidados clássicos e os avançados. Além dessa visão ampliada, o profissional também pode atuar utilizando recursos complementares, tais como:

  • Fitoterapia;
  • Acupuntura;
  • Terapia floral;
  • Laserterapia;
  • Hipnose;
  • Homeopatia.

Cuidado com a boca sensível

Cuidar bem da saúde da sua boca neste momento é importantíssimo para evitar problemas futuros. Entenda os 2 passos simples que vão aumentar sua qualidade de vida e te dar maior conforto ao falar, comer e sorrir. 

HIDRATE A REGIÃO

Para a hidratação da mucosa oral, é recomendado que o paciente utilize produtos direcionados para boca seca. O gel oral bioXtra tem textura viscosa para manter a hidratação por horas a fio e enzimas idênticas as da saliva natural. Além de melhorar no conforto a saliva artificial ajuda na saúde dos seus dentes e da sua boca!

Para hidratação ser aplicada várias vezes ao dia de forma prática, sugerimos o uso do Spray Oral bioXtra para ficar sempre com você e evitar desconfortos. 

HIGIENE ADEQUADA

Apesar dos incômodos sentidos na boca, a higiene não deve deixar de ser feita. Existem produtos ideais para bocas sensíveis que muitas vezes chegam até a causar feridas. Veja o passo a passo abaixo:

A escova ideal é a Special Care da TePe que tem 2 mil filamentos ultra macios para limpar seu ferir, retirando os restos alimentares e ajudando na prevenção de doenças periodontais. Ela é perfeita para pacientes que estão em tratamento de câncer de mama e com mucosite na cavidade oral porque não machuca em nada a mucosa. 

É importante pensar também em utilizar um creme dental menos abrasivo para a escovação. É indicado o Creme dental bioXtra, que é livre de lauril sulfato de sódio, livre de sal, de aromas fortes e de açúcar. 

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos a estarem alertas aos sintomas da boca sensível!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

ovario-policistico