fbpx

BOTE A LÍNGUA PARA FORA E VAMOS TE DIZER COMO ANDA SUA SAÚDE!

 em Sem categoria

Quem nunca botou a língua para fora na frente do espelho a procura de algo, ou simplesmente, para fazer uma careta? A língua é um dos principais locais de manifestações de sinais e sintomas de muitas doenças, e ela pode dizer como anda a sua saúde.

Já sabemos que a saúde bucal está, diretamente, relacionada com a nossa saúde geral. Neste artigo, vamos entender o que sua língua pode dizer sobre sua saúde geral e quais as principais manifestações que ela pode apresentar.

PORQUE FICAR ATENTO À SUA LÍNGUA?

Muitas vezes – esquecida durante a higienização bucal – a língua pode ter muito a dizer sobre sua saúde. Ponha sua língua para fora e examine na frente do espelho, veja sua cor, forma, tamanho e textura, e caso note algo diferente, avise ao seu médico ou ao seu dentista.
Mas como vou saber se minha língua está saudável? As características de uma língua saudável, basicamente, são duas: uma coloração rosada e coberta com pequenas papilas.

Qualquer desvio na aparência normal da sua língua ou qualquer dor presente, pode ser motivo de preocupação. Porém, para atender os avisos que sua língua esteja lhe enviando, você precisa estar atento e, diariamente, cuidar bem dela.

IMPORTÂNCIA DE UMA BOA HIGIENIZAÇÃO DA LÍNGUA

A língua é um hospedeiro ideal para bactérias e restos de alimentos, isso devido a sua anatomia irregular.

Escovar e/ou fazer uso de um limpador de língua não apenas torna eficiente a higienização da língua evitando o acúmulo de bactérias e restos de alimentos (saburra lingual) – que juntos produzem o mau hálito – mas também preserva o sentido do paladar.

Vale destacar que o limpador lingual é a melhor ferramenta para remover a saburra lingual, sendo que seu uso deve ser feito pelo menos uma vez ao dia.

Os principais benefícios de uma boa higiene lingual são:

  • Evita o mau hálito;
  • Reduz o risco de cáries;
  • Reduz as chances de uma disbiose bucal;
  • Contribui para uma boca mais fresca;
  • Evita o acúmulo de bactérias e alimentos (saburra lingual);
  • Evita alterar a percepção do paladar

PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES QUE ACOMETEM A LÍNGUA

Uma língua branca ou manchas brancas na sua língua pode ser uma indicação de:

  • Candidíase oral;
  • Leucoplasia oral;
  • Líquen plano oral;

Uma língua vermelha pode ser um sinal de:

  • Deficiência de vitamina B-12 e ácido fólic0;
  • Língua geográfica;
  • Escarlatina;
  • Doença de Kawasaki;

Os inchaços dolorosos na sua língua podem ser causados ​​por:

  • Trauma;
  • Fumar;
  • Aftas – úlceras na boca;
  • Câncer bucal – O câncer bucal é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região inferior da língua.

Se sua língua é preta e com aspecto peludo fique calmo, porém atento. Essa é uma condição inofensiva.

Essa manifestação é causada por um acúmulo de bactérias e células mortas nas pequenas projeções que contém papilas gustativas. As possíveis causas incluem uma má higiene bucal e pouca produção de saliva.

Os sintomas incluem descoloração e uma aparência peluda na língua, mau hálito e um gosto metálico na boca. Seu tratamento consiste em uma boa higiene lingual.

COISAS QUE SUA LÍNGUA ESTÁ TENTANDO LHE DIZER SOBRE SUA SAÚDE

  1. Desidratação: Quando seu corpo está desidratado um dos primeiros sintomas é a boca e a língua secas. Isso ocorre porque seu corpo diminui a quantidade de saliva que está produzindo, em um esforço para conservar líquidos. Além de sentir a boca seca pode afetar sua capacidade de decompor qualquer alimento que você possa comer. A solução imediata para a desidratação é óbvia: beba mais água.
  2. Disbiose Bucal: Existem bactérias e todos os tipos de micróbios em sua boca. Quando sua língua parece ter um revestimento branco/amarelado, talvez seja hora de gastar um pouco de energia com sua higiene bucal, pois isso significa que você está com Saburra Lingual.
  3. Deficiências nutricionais: sua língua ajuda a provar, saborear e até digerir adequadamente sua comida. Mas se você não estiver ingerindo o suficiente de certos nutrientes, sua língua avisará. Quando ela estiver vermelha, talvez seja hora de ajustar sua dieta. Portanto, dê uma olhada na ingestão de duas vitaminas (B12 e ácido fólico). Todos esses nutrientes essenciais estão prontamente disponíveis em uma dieta saudável.
  4. Estresse: a vermelhidão da língua também pode ser uma característica do estresse. Aftas e úlceras na língua podem ser um sinal de que você está estressado. Se sua língua estiver recortada nas bordas, isso pode significar que você está constantemente mordendo a língua em reação ao estresse.

VEJA SUA LÍNGUA!

É importante estar atento às possíveis mudanças que sua língua pode apresentar. Devemos diariamente conferir, após escovar os dentes e a língua, qualquer descoloração, caroços, feridas ou dor que possa aparecer, e caso apareça buscar ajuda profissional de um médico ou cirurgião-dentista, se não desaparecer dentro de duas semanas.

Desculpa! O autor ainda não preencheu seu perfil.
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar