fbpx

Cirurgia bariátrica e saúde bucal, redobre seus cuidados!

 em Sem categoria

Estudos recentemente realizados constataram que a realização de cirurgia bariátrica pode ter impacto negativo na saúde bucal de quem a faz.

Muitos estudos já apontaram a relação entre os transtornos alimentares adquiridos após a realização da cirurgia bariátrica e os problemas que surgem na cavidade oral.

Isso ocorre frequentemente por conta da ingestão aumentada de carboidratos, regurgitação dos ácidos gástricos, má nutrição e aumento da acidez sanguínea.

A observação dos pacientes bariátricos apontou o aparecimento de cáries, lesão nos tecidos moles, boca seca e erosão dental.

Desta forma, torna-se muito importante que o acompanhamento odontológico seja realizado nos pacientes pós-cirúrgicos, em conjunto com os demais profissionais.

Quer saber mais sobre as implicações da cirurgia bariátrica na saúde bucal? Veio ao lugar certo.

Continue a leitura que iremos falar sobre tudo isso neste artigo.

Por que é importante que o paciente inicie o acompanhamento ortodôntico logo no início do tratamento para a realização da cirurgia bariátrica?

Como dito inicialmente, os pacientes que são submetidos à cirurgia bariátrica apresentam um maior risco de adquirirem cárie dental por conta da alta exposição aos ácidos que são liberados nos episódios de vômitos e também por conta da alta demanda proteica.

Sendo assim, fica evidente a necessidade da inclusão de um cirurgião dentista no tratamento pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica.

Quais os cuidados o paciente do pós-operatório precisa ter para preservar a saúde bucal?

Vamos frisar a todo instante a necessidade do acompanhamento odontológico após a realização da cirurgia bariátrica.

O principal motivo deste acompanhamento é que assim o paciente aprende a maneira certa de realizar a mastigação, uma vez que sua capacidade gástrica estará reduzida.

Na grande maioria das vezes, os pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica apresentam problemas na mastigação por conta da necessidade de utilização de uma prótese dentária.

O outro fator importante para o acompanhamento odontológico diz respeito às condições do paciente no pós-operatório, uma vez que, na grande maioria dos casos, os episódios de vômitos tornam-se frequentes durante certo período.

Qual o papel do dentista na nova realidade de quem fez cirurgia bariátrica?

Separamos para você alguns dos pontos mais importantes da participação do dentista na vida do gastroplastizado. São eles:

  • Realizar raspagem e polimento dental para uma melhor adequação bucal;
  • Identificar e tratar as lesões causadas pelas cáries;
  • Orientar os pacientes sobre a importância de uma boa higiene bucal, sobre a importância da utilização de fio dental, flúor, e sobre a importância da utilização de um bom enxaguante bucal sem álcool;
  • Explicar o paciente sobre as mudanças bucais que ocorrem por conta da mudança alimentar no pós-operatório, como boca seca, inchaço na gengiva e descamação de algumas áreas, por exemplo;
  • Orientar o paciente a manter uma boa ingestão hídrica, não só pela hidratação corporal, mas também pela manutenção da boa qualidade salivar;
  • Realizar exames dos tecidos moles a fim de identificar lesões pré-existentes;
  • Acompanhar o paciente periodicamente após a realização da cirurgia bariátrica, principalmente nos períodos de mudança de dieta, até que tudo se normalize;
  • Acompanhar por meio de radiografias as superfícies interproximais dos pacientes, principalmente entre molares e pré-molares após a realização da cirurgia bariátrica.

Se você vai realizar a cirurgia bariátrica, não deixe de buscar o auxílio de um profissional da área odontológica

Observando tudo o que dissemos para você até aqui, você com certeza percebeu que a equipe multidisciplinar (composta por psicólogos, fisioterapeutas, cardiologistas, nutricionistas e endocrinologistas) também necessita da presença de um cirurgião dentista para acompanhar o paciente no período pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica.

Sendo assim, também pôde perceber que o acompanhamento odontológico é necessário por conta de diversos fatores que precisam de um olhar mais cuidadoso.

Além de aprender a mastigar da forma correta, o paciente de cirurgia bariátrica que faz acompanhamento odontológico também aprende sobre a importância de uma boa mastigação.

E, sem falar que a presença de um profissional odontológico na equipe multidisciplinar da cirurgia bariátrica também é importante para que o paciente entenda o porquê aparecem muitas cáries e outras lesões na cavidade bucal.

A resposta é simples, todos os sinais aparecem por conta dos quadros recorrentes de vômitos, aumentando o contato dos dentes com os ácidos gástricos levando à erosão dental, sensação de boca seca e o aparecimento de cáries.

E aí, gostou de saber mais sobre a importância de uma boa higiene bucal e de manter os cuidados com sua boca nos períodos que antecedem e sucedem a cirurgia bariátrica? Deixe um comentário aqui no post!

E se você já faz o acompanhamento odontológico e o seu dentista indicou que você fizesse uso de um bom enxaguante bucal sem álcool e e pediu que redobre os cuidados com sua higiene bucal diária, saiba que a bioXtra tem um enxaguante bucal enzimático sem álcool perfeito para você.

Já para sua higiene bucal diária, indicamos as escovas TePe. Damos destaque para a escova TePe GOOD, uma escova 100% sustentável  com todas as características da escova ideal; e para as escovas interdentais que são perfeitas para limpar entre os dentes.

Desculpa! O autor ainda não preencheu seu perfil.
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar