Como aprender libras com essas 6 dicas | bioXtra

Como aprender libras com essas 6 dicas

 em Dia a dia

Considerada desde 2002 a segunda língua oficial do Brasil, a Libras é a linguagem de sinais para comunicação com deficientes auditivos. Com mais de 9,7 milhões de brasileiros com deficiência auditiva, representando 5,1% da população do país. Desse número, 1 milhão são crianças e jovens até 19 anos, ou seja, pessoas que nos próximos anos irão ter uma vida ativa em estudos e trabalho e irão precisar se comunicar bem.

Muitas empresas investem em contratar deficientes e hoje é possível conhecer muitas pessoas com surdez, e para isso é importante saber falar através das mãos e gestos, incluindo-os em um ambiente cada vez mais inclusivo. Veja como aprender Libras com essas 6 dicas e seja fluente na linguagem de sinais.

Faça planejamento do seu aprendizado diário

O processo de aprendizagem de quem está aprendendo Libras é como qualquer outro aprendizado, onde você necessita ter um planejamento de estudos para aprender de verdade.

A melhor forma é determinar o que deverá aprender a cada dia e determinar metas a ser alcançadas, aprendendo gradativamente o vocabulário em libras, sempre repassando diariamente o que aprendeu para não esquecer.

Tenha os sinais bem memorizados

Aprender libras é algo maravilhoso, pois será possível se comunicar com qualquer pessoa com deficiência auditiva, mas se não aprender de fato os sinais, simplesmente ficará movimentando as mãos sem sentido algum e não conseguirá passar a mensagem que deseja.

Memorize bem cada sinal e todos os dias pratique. Se tiver alguém com surdez que possa treinar ou repassar as aulas online e com um professor próximo, será o ideal para não esquecer nenhum movimento.

Fique atento na configuração das mãos na hora da conversa

Uma das grandes dificuldades ao aprender libras é a configuração das mãos, ou seja, aprender os sinais com eficiência de modo que um movimento não seja confundido com outro.

Aprenda e memorize cada sinal e observe bem na hora de conversar com uma pessoa com surdez se o que você está tentando comunicar está sendo dito da forma correta. Lembre-se que existem sinais muito parecidos, com a mudança de um dedo ou movimento e mudando o sentido do que quer passar, por isso fique ligado!

Fique atento também ao seu rosto e como ele passa a mensagem

Libras desenhoDurante a conversa com um deficiente auditivo, o rosto também integra o momento de passar a mensagem e não somente as mãos. Mesmo não falando, a boca faz movimentos para passar uma ideia.

Os olhos o riso, então se for um assunto alegre e divertido, sorria e demonstre ser interessante o que deseja passar e se é algo triste, também passe isso através dos movimentos do rosto e não só das mãos. Ficar sem expressão enquanto conversa por libras, é algo que tira todo sentido do diálogo, seja ele qual for.

Traduza em libras o que outros querem falar

Quem tem surdez as vezes quer se comunicar com outras pessoas, porém por estas não saberem libras, acaba encontrando um grande desafio. Você que está aprendendo essa nova linguagem, pode ser um tradutor de libras e ser o intermediário entre elas e como bônus, ainda praticar ainda mais sua linguagem e ficar fluente em Libras rapidamente.

Faça cursos de libras

Libras mãosO curso de libras não ensina somente os sinais, mas a forma como se comunicar de forma clara, entender e transmitir nosso melhor a todos, sem exceção. Para professores, pessoas que trabalham como voluntários e médicos, é fundamental conhecer a linguagem de sinais e para aprender rapidamente, faça um curso de Libras online de ótima qualidade, que ofereçam conteúdo completo e certificação total para um currículo amplo e uma comunicação ainda melhor.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Lesão na medula espinhal causas sintomas e tratamentosPsoríase: entenda a doença, sintomas e tratamentos