A xerostomia, também conhecida como boca seca, pode trazer diversos problemas para os pacientes, como mau hálito, lábios rachados, dor de garganta, aumento de doenças bucais, como cáries, gengivite, entre outros. 

Por isso, é muito importante que pessoas que sofram com esse tipo de problema tenham muita atenção aos seus hábitos diários, a fim de evitar que a xerostomia se agrave e cause ainda mais problemas de saúde. 

Para que você entenda melhor como prevenir o agravamento da secura bucal, acompanhe o texto abaixo.

Fuja do lauril sulfato de sódio

O lauril sulfato de sódio, conhecido como LSS, é um componente químico detergente e surfactante, ou seja, ele permite que o líquido interaja com outras substâncias químicas. 

Ele é encontrado em produtos de higiene pessoal e cosméticos, como: 

Outro item onde o lauril sulfato de sódio é encontrado são as pastas de dentes. Nesses produtos, o LSS é o responsável pela formação de espuma durante a escovação. Porém, ele pode agravar ainda mais os casos de boca seca. 

Pacientes que sofrem com a xerostomia, precisam utilizar um creme dental específico, sem o uso do lauril sulfato de sódio, mas que limpam e hidratam toda a mucosa bucal.

É o caso do creme dental da bioXtra. Ele é pensado especialmente nos pacientes que possuem a boca seca e, além de limpar e proteger a boca, deixa o hálito fresco.

Evite produtos com álcool

Um dos passos diários de uma boa higiene bucal é utilizar um enxaguante após a escovação. Mas, se você sofre com a boca seca, é preciso ficar atento: nem todos os enxaguantes bucais são ideais para a sua boca!

O ideal é procurar por aqueles que não contenham álcool em sua composição. 

Mesmo que em poucas quantidades, o álcool é um componente secante. Por isso, quando há esse elemento na composição de um enxaguante bucal,pacientes que já sofrem com a xerostomia, esse pode ser um fator que irá agravar a situação e causar ainda mais problemas bucais. 

Se você sofre com a boca seca, confira o enxaguante bucal da bioXtra! Ele tem uma fórmula pensada especialmente nos pacientes com xerostomia, não possui álcool e deixa a boca refrescante.

Mantenha-se hidratado

Uma das formas de manter a sua boca sempre hidratada e afastar os desconfortos que a boca seca traz é beber bastante água. 

Além de preservar a cavidade oral sempre úmida, a ingestão constante de água pode ajudar na produção de saliva pelas glândulas salivares.  

Você também pode apostar em outros fluidos naturais, como água de coco e chás de camomila e gengibre. Chupar pedras de gelo pode ser uma outra alternativa para aliviar a ardência bucal e, ao mesmo tempo, hidratá-la. 

Evite bebidas como cafés e chás

Conforme falamos no tópico acima, é importante manter-se hidratado para evitar o agravamento da xerostomia. Mas, algumas bebidas não devem ser consumidas por pacientes que sofrem com esse problema. 

É o caso de bebidas com açúcar e cafeína, como cafés, chá preto e refrigerantes. 

Isso porque a cafeína pode desidratar o organismo, piorando a condição. Já o açúcar aumenta a sensação de sede e a propensão para o aparecimento de cáries – o que nos pacientes que têm diminuição ou falta de saliva pode ser mais grave pois a saliva possui enzimas que auxiliam na proteção contra bactérias e vírus.

Evite alimentos duros e secos

Uma das principais funções da saliva é ajudar na mastigação e deglutição dos alimentos. Isso porque, quando estamos comendo, a produção desse fluido aumenta, ajudando na diluição e lubrificação do alimento. 

Por isso, quando o paciente sofre com a boca seca, pode ser mais difícil ingerir alimentos duros ou secos, já que a saliva produzida não será suficiente para realizar esse processo naturalmente.

Além disso, a boca seca pode causar rachaduras na língua e em outras partes da boca. A ingestão de um alimento duro pode agravar, também, esses ferimentos na região bucal do paciente.

Pare de fumar ou beber

Os hábitos de fumar e beber álcool podem agravar bastante a condição dos pacientes que já sofrem com a xerostomia. 

No caso do cigarro, os componentes químicos presentes afetam as secreções corporais, diminuindo ainda mais a produção de saliva pelas glândulas. 

Já o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético. Ou seja, ingerir bebidas alcoólicas faz o corpo expelir mais água através da urina, deixando a pessoa desidratada e piorando a sensação de boca seca, principalmente para os pacientes que já sofrem com esse problema. 

Use repositores salivares ENZIMÁTICOS

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a saliva natural não é composta apenas de água. Ela também é feita de elementos, como sódio, potássio, cálcio, iodeto.. 

Há, também, na composição da saliva, as enzimas, que são responsáveis por começar a digestão de alguns alimentos, como o arroz, trigo, batatas, entre outros, e também por evitar a contaminação de bactérias em nosso organismo através da nossa boca. 

Por isso, quem sofre com a xerostomia, tem essas funções prejudicadas no corpo e pode apresentar mais problemas de digestão e de infecções. 

Se você quer repor a sua saliva com as mesmas propriedades que a natural, é muito importante apostar em um repositor salivar enzimático, assim como os da bioXtra.

E você pode escolher: em formato de gel ou em formato de spray. Você pode encontrá-los clicando aqui

Aproveite para comprar online e receber diretamente em sua casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *