O mau hálito, também conhecido como halitose, é um problema bucal comum, principalmente em idosos. Porém, isso não quer dizer que ele seja normal. 

Mesmo que não seja considerado como uma doença, o mau hálito contínuo é um sinal: ele indica que algo não está funcionando corretamente dentro do corpo do paciente, seja na região bucal ou em outras partes do organismo, como intestino e estômago.

Porém, mesmo que com o avanço da idade a propensão para o mau hálito aumente, não significa que os idosos devam sofrer constantemente com esse problema. 

Por isso, confira a seguir mais informações sobre esse problema bucal e como fazer a correta prevenção do mau hálito em idosos. 

Principais causas do mau hálito

Não há apenas um motivo que determine o que está ocasionando o mau hálito nos pacientes. 

Por isso, se você sofre com esse problema ou conhece alguém que esteja passando por isso, é fundamental conhecer de forma mais aprofundada o que pode desencadear esse incômodo desagradável e, dessa forma, realizar o tratamento mais adequado, sempre com a supervisão do seu odontologista de confiança. 

Má higiene bucal

A má higiene é o primeiro ponto a ser observado, já que ela pode ser um dos fatores que implicam na halitose. 

Quando a região da boca não é limpa da forma como deveria, há o acúmulo de sujidades, que começam a dar origem a doenças como cárie, tártaro, gengivite, entre outras, que, por sua vez, apresentam o mau hálito como sintoma frequente. 

Maus hábitos

Hábitos como fumar, ingerir bebidas alcoólicas em excesso e até mesmo o sedentarismo são grandes causadores do mau hálito em idosos. 

No caso do cigarro, isso acontece devido às suas substâncias químicas, que além de trazer malefícios para o corpo todo, podem secar a saliva produzida pela boca e causar mau hálito.

O álcool também é outro componente secativo. Nesse caso, pode trazer desidratação corporal, afetando as glândulas salivares e causando o mau hálito.

Por fim, o sedentarismo também pode contribuir para a formação da halitose. Isso acontece porque a falta de atividade física atrapalha o funcionamento do intestino, deixando-o mais lento. 

Com isso, as fezes acumuladas por um longo período começam a exalar componentes malcheirosos que, por sua vez, caem na corrente sanguínea e são liberadas na respiração, o que causa o mau hálito. 

Mau hálito causado pela falta de saliva

Um dos fatores que pode desencadear a halitose é a falta ou diminuição da saliva na boca, e isso pode estar relacionado a doenças, como o diabetes, ou ao uso de medicamentos de forma contínua. 

É o que mostrou uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA). Segundo os resultados, 60% dos entrevistados afirmaram consumir mais de um medicamento por dia, enquanto 82% tomam pelo menos um. 

Muitos desses remédios, como os indicados contra diabetes, antidepressivos, anti-hipertensivos, anti-histamínicos, entre outros, causam secura bucal como um dos efeitos colaterais. 

Segundo a mesma pesquisa, 70% das pessoas entrevistadas relataram que sofrem com a boca seca. 

Uma das principais funções da saliva é realizar uma limpeza natural da boca, ajudando no combate à bactérias e doenças como cáries, gengivite, inflamação, entre outros, que são grandes causadores da halitose. 

Ações para prevenir o mau hálito

A prevenção é a melhor maneira para evitar qualquer tipo de problema de saúde. Nesse caso, não seria diferente!

A melhor parte é que as precauções são simples de implementar e, em poucos dias, o paciente já poderá sentir a diferença em seu dia a dia. Confira a seguir:

Saia do sedentarismo

Conforme visto acima, um dos impactos do sedentarismo é no intestino, atrapalhando o seu funcionamento. 

Por isso, para regular a flora intestinal e afastar a halitose, é recomendado a prática de algum exercício físico diário.

Não é necessário que a atividade seja intensa. Caminhada, hidroginástica, pilates, alongamento, entre outras práticas, quando feitas por 30 minutos diários, já são suficientes para trazer os benefícios desejados. 

Alinhado a isso, também é importante manter uma boa alimentação. Para os pacientes que sofrem com a boca seca, o ideal é apostar em alimentos cítricos, úmidos e com baixa ou nenhuma adição de açúcar. 

Lembre-se, também, de manter-se hidratado com água, chás, água de coco e outras bebidas naturais. 

Tenha uma boa higiene bucal e utilize os produtos corretos

Não somente para os idosos, mas para pessoas de qualquer idade, ter uma boa higiene bucal é o ponto chave para afastar o mau hálito. 

O principal objeto para realizar a higiene da boca é a escova. Por isso, é de suma importância que ela tenha cerdas macias, garantindo que toda a limpeza seja feita, sem machucar as gengivas. 

Para isso, aposte na TePe GOOD! Ela, além de possuir toda a tecnologia e qualidade que só a TePe tem, é 100% feita de produtos biodegradáveis. Isso significa que ela não agride o nosso planeta e garante a higiene bucal dos pacientes. 

Outro ponto que merece atenção, para quem sofre com a boca seca, são os produtos utilizados durante a rotina de higiene. Isso porque muitos desses produtos contém elementos químicos que podem piorar a condição, como é o caso do lauril sulfato de sódio e do álcool.

Eles podem ser encontrados em diversas mercadorias do ramo de beleza e higiene, inclusive em pastas de dentes e enxaguantes bucais. 

Para garantir que a sua boca fique sempre limpa e bem cuidada, aposte nos produtos da bioXtra! Eles são formulados pensando exatamente nos pacientes que sofrem com a xerostomia e, por isso, além de deixarem a boca perfeitamente higienizada, combatem a secura bucal que traz o mau hálito.

Você pode encontrá-los em nossa loja virtual e comprar sem sair de casa. 

Utilize repositores salivares enzimáticos

Por fim, para amenizar os sintomas da boca seca com eficiência, aposte em um repositor de saliva enzimático.

Um repositor de saliva enzimático quer dizer que o produto é feito com as mesmas propriedades do fluido natural, o que garante toda a proteção para a boca do paciente e evita o mau hálito. 

É o caso do Gel Oral da bioXtra! Ele contém componentes que hidratam e umedecem a boca, mantendo o pH ideal para dentes e gengivas saudáveis. 

Além de ser prático e rápido para utilização, o repositor da bioXtra não interfere no uso de nenhum medicamento. 

Não deixe a saúde da sua boca para depois! Confira aqui o nosso repositor salivar e garanta um hálito sempre fresco e saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *