fbpx

Conheça a Síndrome de Münchhausen: sintomas, tipos e tratamento!

 em Depressão, Dia a dia

Transtorno psicossocial grave que a pessoa finge ou causa situações para chamar atenção. Leia e entenda mais sobre a Síndrome de Münchhausen, tipos e tratamentos!

É uma doença psiquiátrica em que o paciente age de forma compulsiva e contínua, causando, provocando ou simulando sintomas de doenças, sem que haja uma vantagem imediata para tal atitude que não seja a de obter cuidados médicos e de enfermagem.

Os problemas de saúde podem ser induzidos por drogas, toxinas ou objetos para simular uma doença e convencer os profissionais de saúde a fazerem um diagnóstico. É normal que pessoas com esta síndrome estudem muito a fundo alguma doença específica para conseguir produzir os sintomas com maior precisão.

Essa condição tem um difícil diagnóstico, já que o paciente se torna uma pessoa escorregadia e com argumentos na ponta da língua para confrontar qualquer um que coloque em cheque sua doença. Além disso, esse paciente utiliza do gatilho emocional, apelando para o choro e reclamação frequente. 

Principais sintomas da Síndrome de Münchhausen 

O quadro do paciente pode apresentar as seguintes características:

  • Histórico médico conturbado com muitas trocas de profissional, sendo comum faltarem fichas de períodos;
  • Consultar muitos médicos em diferentes hospitais, cidades e áreas de especialidade;
  • Sintomas idênticos a descrição da doença mas a resposta aos tratamentos é instável e a melhora não vem;
  • Ânsia de novos exames e diferentes procedimentos sempre;
  • Muito conhecimento sobre a doença, sobre tratamentos e procedimentos hospitalares;
  • Se recusa a deixar os médicos conversarem sobre a doença com amigos próximos e familiares;
  • Transtornos psicológicos sempre ligados a insegurança e carência afetiva.

CLIQUE E LEIA: Depressão e solidão: qual a relação? Entenda!

Síndrome de Münchhausen por Procuração

Essa é uma variante da doença, e é quando ao invés do portador simular a doença em si mesmo, ele simula em outra pessoa, geralmente uma criança que fica sob seus cuidados. Este tipo de abuso infantil, é mais comum feito pela mãe do que feito pelo pai. 

A Síndrome de Münchausen por Procuração é a forma mais conhecida da doença, por ter casos famosos e ter sido apresentada em filmes e séries. 

Na maior parte dos casos, os pais e responsáveis contam mentiras aos médicos e enfermeiros e apresentam uma longa lista de problemas de saúde, relatos de sintomas graves como convulsões, sangramentos e vômitos que não aconteceram, justamente para forçar a internação. 

Quando o portador da síndrome por procuração consegue que a criança seja internada finalmente, fica ainda mais fácil a injeção de substâncias intravenosas sem que haja suspeitas. O que deixa o paciente cada vez mais frágil e dependente emocionalmente do abusador. 

Como é o tratamento da Síndrome de Münchhausen

O diagnóstico é um grande desafio e exige uma longa avaliação clínica e muitas vezes pode levar anos. Por isso médicos devem suspeitar de pacientes que recebem benefícios pessoais por estar doentes e devem trabalhar em equipe estando sempre atento aos exames e quadro do paciente. 

Se o paciente não confessar, for denunciado por alguém próximo ou pego em flagrante, os médicos podem demorar meses ou até anos tentando excluir outras possibilidades diagnósticas. 

O tratamento é psicoterapêutico e deve ter foco no distúrbio psiquiátrico que desencadeou a síndrome. Medicação antidepressiva e acompanhamento clínico costumam ter bons resultados a longo prazo. 

Aprendeu com este artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude na conscientização da Síndrome de Münchhausen! 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

ovario-policistico