fbpx

Conheça os tipos de ferida na boca

 em Boca seca, Câncer, Pacientes acamados, Síndrome de Sjögren

Feridas na boca muitas vezes podem passar despercebidas no dia a dia, mas podem denunciar algo muito pior com a sua saúde. Descubra neste artigo!

A saúde bucal não pode e nem deve ser separada da saúde geral do organismo. Diversos problemas de saúde podem começar com pequenas lesões na boca que denunciam que seu corpo precisa de cuidados.

Feridas na boca podem ser provocadas por aftas, por pancadas leves na região ou irritações, ou por infecções. Uma lesão na mucosa da boca serve como porta de entrada de outros vírus, bactérias e doenças, desde DSTs até problemas circulatórios.

Quando a ferida persiste e fica aparente por mais de 7 dias pode ser um sinal de problemas mais graves de saúde, tais como:

  • Líquen plano;
  • Sífilis;
  • Lúpus;
  • Reação a medicamentos;
  • Reação a radio ou quimioterapia.

Tipos de ferida na boca

Veja algumas condições que mais atingem a boca e proteja-se de doenças mais graves e evitar situações constrangedoras causadas por um sorriso mal cuidado:

Alimentar

Esse tipo de ferida costumam desaparecer sozinhas mas mesmo com a melhora dos machucados, é necessário descobrir qual o alimento que causa a sensibilidade para que a pessoa não volte a ter isso.

Existem pessoas que têm sensibilidade a alimentos picantes, ácidos e salgados, sofrendo com aftas na boca ao ingeri-los. Além disso, a deficiência de algum nutriente também pode causar lesões, como a vitamina B.

Biofilme dental

A ferida atrelada é causada pela falta de higiene ou pela higiene incorreta da região bucal. O biofilme dental é o conjunto de micro-organismos que ficam na mucosa, ou seja, nos dentes, língua, bochechas e gengivas, formando um ecossistema.

O tratamento deve ser feito junto ao profissional dentista, porém é importante cuidar para que não se repita. Para prevenir o melhor caminho é ter uma higiene bucal eficiente e completa, escovando completamente os dentes ao menos três vezes ao dia e usando fio dental. 

O biofilme dental também pode ser a causa de alguns problemas bucais, como cáries, gengivites ou a periodontite.

Candidíase oral

Quando a imunidade do corpo fica muito baixa, os fungos atacam, provocando a infecção e consequentemente as feridas na boca. 

Pacientes que passaram por tratamento de câncer, possui diabetes ou HIV positivo ficam ainda mais vulneráveis a contaminação e aparecimento da doença.

Apenas medicamentos via oral e de uso tópico com funções antifúngicas podem tratar e solucionar esse incômodo.

Herpes labial

Essa infecção é resultado do contato direto com a secreção ou com a lesão de outra pessoa. Existem casos que a transmissão acontece por pessoas sem nenhum sintoma, mas estes são casos mais raros. 

A ferida causada pela herpes labial pode vir acompanhada de gengivite, salivação em excesso, febre e dor local. E deve ser tratada com medicação via oral prescrita pelo médico.

Qual médico procurar?

O dentista pode avaliar as feridas ou lesões para indicar o melhor tratamento, porém especialidades como clínico geral, alergista, infectologista podem avaliar o caso e recomendar a melhor opção.

Já sofreu com feridas na boca? Compartilhe seu relato nos comentários e ajude outras pessoas a entender os sintomas e buscar ajuda médica especializada o mais rápido possível!

Desculpa! O autor ainda não preencheu seu perfil.
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar