Cuidados paliativos, qual a importância da saúde bucal?

 em Dia a dia, Tratamento

Os cuidados paliativos podem ser determinantes para manter a qualidade de vida de um paciente. Entenda neste artigo qual a importância da saúde bucal!

Cuidados paliativos são a assistência feita por uma grande rede de apoio. Tem como objetivo cuidar e proporcionar o dar bem estar ao paciente frente a uma doença terminal ou que ameace de alguma forma a vida.

Pacientes que necessitam desse tipo de cuidados devem ser amparados por médicos de diversas especialidades, para que juntamente a família, amigos e cuidadores, possam prevenir, aliviar e tratar dores, sofrimentos e sintomas psicológicos. O acompanhamento próximo é necessário para a identificação rápida de qualquer anormalidade.

Qual importância da saúde bucal nos cuidados paliativos

Os envolvidos nos cuidados paliativos têm como maior função dar dignidade e o máximo de bem estar a pacientes terminais. Estar com os cabelos, corpo e dentes limpos causa automaticamente maior ânimo, conforto e segurança para se relacionar.

A boca descuidada além de poder causar mau hálito e cáries frequentes, também pode se tornar a porta de entrada de outras doenças, vírus e bactérias.

Grande parte dos pacientes que necessitam de cuidado paliativos tem a boca seca ou sensível, a causa destes incômodos podem ser:

  • Câncer;
  • Uso de medicamentos;
  • Mucosite;
  • Disfagia;
  • Transtornos psicológicos;
  • Diabetes associada;
  • Disfunções na tireóide associada.

Limpeza

Para realizar a higiene ideal da boca é recomendado que esta seja feita em dois passos: escovação e limpeza interdental.

O primeiro passo é mais conhecido e parte da rotina, para a escovação deve ser usada uma escova macia ou extra macia em casos de pacientes com bocas sensíveis. A Special Care da TePe tem 12 mil cerdas ultra macias que fazem a escovação ideal de quem tem mucosite, boca seca ou alta sensibilidade nos dentes.

Para retirar todas as pequenas sujeiras que ficam entre os dentes, é recomendado o uso da escovinha interdental angle. Com o cabo maior e angulado, a Interdental Angle da TePe pode ser utilizada pela própria pessoa ou pelo cuidador, em casos de acamados. A TePe tem as interdentais mais famosas do mercado por suas cerdas em espiral limparem com facilidade.

Hidratação

Pacientes acamados ou que fazem uso de muitos medicamentos podem sofrer com a secura bucal. Para manter a boca saudável e livre de bactérias é recomendado o uso de um creme dental menos abrasivo, livre de Lauril Sulfato de Sódio (leia aqui porque este componente é prejudicial a sua saúde bucal).

Após a escovação com sua escova de cerdas extra macias e creme dental bioXtra, é recomendado o uso do enxaguatório em seguida. Para manter a hidratação ao longo do dia, o Gel oral cumpre a função com excelência e de forma prática.

Conhece alguém que cuida ou tem na família pacientes paliativos? Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e deixe o relato abaixo. Adoramos ler as histórias de nossos curtidores e clientes!

Nossos produtos estão disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Para encontrar um revendedor bioXtra perto de você, busque com seu CEP clicando no botão abaixo!

Banner venda todos os produtos big

Postagens Recentes
Mostrando 2 comentários
  • Marlene
    Responder

    Bom dia!

    Sou Marlene Feitoza de Matos Costa, já vivia antes do iodo 131, a questão da sensibilidade bucal . Mas agora o que mais me incomoda é inchaço e dores na região do pescoço e costas , sinto dificuldade muitas vezes até para engolir.

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Marlene. A senhora deve procurar por um médico para reavaliação e tratar a sensibilidade bucal. O inchaço das glândulas parótidas pode estar relacionado a diversas doenças.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Hipersialia x boca seca como tratarDepressão pos parto tudo-que-voc-precisa-saber