fbpx

Depressão? Conheça os tipos de terapia

 em Depressão

Vários tipos de terapias podem te ajudar a vencer a depressão e também há tratamento e cuidados para melhorar os efeitos físicos comuns no quadro depressivo.

 O vínculo com o profissional é a parte da terapia mais importante para que você tenha sucesso no seu tratamento, mas os tipos de terapia também podem fazer com que um paciente se identifique mais ou menos com o seu tratamento, facilitando o sucesso do mesmo.

Aqui, eu quero compartilhar com você alguns tipos de terapia e como isto te ajudar a minimizar o sofrimento de quem está vivendo com depressão.

Tipos de terapia

Terapia cognitivo-comportamental

A terapia cognitivo-comportamental, chamada simplesmente como TCC pelos profissionais de saúde mental, é uma das mais indicadas para os casos de depressão.

A TCC analisa como reagimos às situações da vida e o profissional trabalha para que estas reações sejam modificadas. Muitas vezes o quadro depressivo cria um padrão de reações negativas, principalmente em relação à própria pessoa, gerando sentimentos de incapacidade inclusive em problemáticas que a pessoa tem total capacidade para resolver.

Este tipo de terapia estimula que o paciente analise suas reações e vá provocando as mudanças necessárias, a partir do momento que tem consciência de si mesmo e de que estas reações são desproporcionais às situações que as provocaram.

Psicanálise

A psicanálise é um método terapêutico que trabalha com o subconsciente, é indicada para trabalhar traumas, já que trabalha a raiz dos problemas. Ela pode ser mais lenta que a TCC para gerar melhoras do quadro depressivo.

Isto não faz dela uma terapia não indicada para o tratamento da depressão, já que cada caso é um caso. 

A psicanálise também é uma forma de se conhecer e promover a autoestima, o que também ajuda no combate à depressão.

Terapia junguiana

A terapia junguiana também trabalha com o paciente desde o inconsciente, só que usa elementos artísticos para isto. É muito comum nas sessões de terapia deste modelo terapêutico que o paciente use a escrita e desenhos.

Gestalt

A Gestalt entende o sujeito como um todo, ou seja, cada parte, cada evento, cada acontecimento na vida da pessoa formam o que ela é.

Na Gestalt, o profissional buscará que todas estas partes estejam trabalhando harmonicamente na pessoa, possibilitando mais aceitação e autoestima, o que melhora o quadro depressivo.

Behaviorista

As teorias da terapia behaviorista acreditam que o meio (relações sociais e ambientes como nossa casa e nosso trabalho) conduz nossas atitudes, então este tipo de terapia trabalha o comportamento nestes ambientes para que a pessoa tenha menos sofrimento nestas interações, o que ajuda no tratamento da depressão.

Humanista

A terapia humanista trabalha principalmente a aceitação da pessoa como ela é, melhorando a autoestima e consequentemente diminui o sofrimento com características que a pessoa entende como negativas nela mesma.

Neuropsicologia

A neuropsicologia é usada como modelo terapêutico para pessoas que em conjunto com a depressão passaram por algum acidente que possa ter provocado disfunções nas áreas cognitivas, afetando, por exemplo, a memória ou capacidade de raciocínio.

Muitas vezes o paciente com lesões cerebrais leves não percebe que pode ter acontecido algo, por isto é importante nestes casos, procurar um neuropsicólogo.

Sintomas, além do sofrimento psicológico

A depressão também pode trazer problemas físicos que precisam da sua atenção, os principais costumam ser:

  • Problemas digestivos;
  • Dores no corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Cansaço;
  • Distúrbios do sono;
  • Boca seca.

Alguns desses problemas, se não tratados, podem ser porta de entrada para novos transtornos.

A boca seca por exemplo, pode ser um fator de vulnerabilidade para outras doenças bucais como cárie, inflamações e mau hálito.

Ao solucionar a secura bucal você pode aliviar outros sintomas como problemas digestivos, dor de cabeça e dificuldade para dormir.

Para aliviar os sintomas da boca seca, é ideal que você use um repositor salivar enzimático. Conheça os produtos bioXtra.

Conhece alguém que esteja passando por um quadro depressivo? Envie esse artigo para ela e ajude-a a superar este problema.

 

 

 

Desculpa! O autor ainda não preencheu seu perfil.
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar