Descubra 10 alimentos que ajudam a controlar a ansiedade | bioXtra

Descubra 10 alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

 em Ansiedade, Dia a dia

A alimentação contribui diretamente com o bem estar pessoal e o controle da ansiedade. Descubra neste texto 10 alimentos que podem te ajudar!

A ansiedade afeta o paciente de diversas formas, inclusive a sua relação com comida e como consequência o corpo. As alterações no peso tem a ver com o apetite mas também podem ser relacionadas a enjoos e vômitos frequentes. A perda ou ganho de peso podem afetar também a autoestima da pessoa.

As alterações no apetite são comuns em pacientes com transtorno de ansiedade. Da mesma forma que o paciente pode deixar de sentir fome, ele também pode ser afetado com fome em demasia.

O ritual da comida pode também desencadear transtornos alimentares associados a ansiedade, tais como: anorexia, bulimia, compulsão alimentar, ortorexia e diversos outros.

Outros sintomas do transtorno de ansiedade

  • Crises de choro;
  • Boca seca;
  • Medo constante;
  • Tremores;
  • Inquietação;
  • Alterações de humor;
  • Tonturas;
  • Palpitações;
  • Tensão muscular;
  • Dor no peito;
  • Falta de ar;
  • Insônia.

Os 10 alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

Frutas

As frutas podem ser benéficas ao organismo atingido pelo transtorno de ansiedade de duas formas: pelos benefícios da vitamina c e pela alta concentração de triptofano.

Frutas cítricas ajudam quimicamente o corpo a reter a secreção de cortisol, hormônio que espalha o estresse e ansiedade por todo o corpo. O consumo dessas frutas ajuda no bem estar físico e no melhor funcionamento do sistema nervoso.

São frutas cítricas: laranja, morango, abacaxi, ameixa, amora, acerola, cidra, jabuticaba, tangerina, uva, limão e tantas outras.

Outra fruta que é benéfica para o organismo é a banana, sua composição conta com um grande teor de triptofano, hormônio que ajuda na produção de serotonina. Ajudando no combate da ansiedade e depressão.

Carboidratos

É comum em pacientes com ansiedade haver uma queda nos níveis de açúcar do sangue, para isso os carboidratos são muito eficientes.

Com taxas mais altas de glicemia, a pessoa se sente mais disposta e melhor. É recomendado que a pessoa insira na dieta pães integrais, aveia, feijão, batata e maças.

Leite

Segundo estudos, o consumo de leite aumenta a produção do hormônio da felicidade, a serotonina. Para ter um efeito relevante, o seu consumo deve ser feito no mínimo 2 vezes por dia e no máximo 3.

Ovos

Ovos são fontes de fácil acesso a aminoácidos, vitaminas e diversos nutrientes do corpo, mas em específico o triptofano. Esse aminoácido ajuda na captação do hormônio que desenvolve a sensação de prazer e bem estar.

Carnes

Fonte natural do aminoácido triptofano, as carnes devem ser consumidas até 2 vezes por dia. Com preferência as carnes magras como as brancas e peixes. As carnes também tem em sua composição um aminoácido chamado taurina, que ajuda a controlar a ansiedade através do neurotransmissor GABA. As carnes brancas e peixes são grandes fontes de vitamina B3 e magnésio.

Chocolate amargo

Rico em antioxidantes flavonoides, o chocolate amargo ajuda na produção de serotonina pelo corpo, aumentando a sensação de bem estar. A especificação pelo amargo é pelo fato de ter menos calorias e mais antioxidantes.

Espinafre

Rico em ácido fólico, o espinafre combate a ansiedade com sua contribuição de triptofano em altos níveis.

Mel

Com o consumo recomendado de até duas colheres pequenas por dia, o mel causa bem estar, sensação de relaxamento e bem estar por estimular a produção de serotonina.

Soja

A soja ajuda a combater o estresse e ansiedade por ser rica em magnésio, mineral que diminui a fadiga e aumenta a disposição. Pode ser combinado com outras fontes de mineral como no caso do leite que é rico em cálcio.

Aveia

O bom funcionamento do intestino é fundamental para uma vida mais feliz, pois é lá a maior produção de serotonina do corpo humano. A aveia tem um grande papel em ajudar o funcionamento saudável e diminuir os sintomas da ansiedade. É recomendada a ingestão de pelo menos 3 colheres grandes por dia.

Quais alimentos evitar?

Entendendo que a alimentação pode interferir e muito na saúde mental, é bom considerar também o que deve ser evitado, veja alguns exemplos abaixo:

  • Alimentos gordurosos (frituras, carnes vermelhas);
  • Bebidas alcoólicas;
  • Carboidratos refinados (arroz branco, pão branco, farinha de trigo);
  • Alimentos industrializados;
  • Bebidas com cafeína (café, chá preto, guaraná).

Conhece alguém que sofre com ansiedade? Marque nos comentários e ajude um amigo a se cuidar de forma mais natural!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Boca seca na gravidez é normal?pré diabetes descubra o que grupo de risco sintomas e os tratamentos