fbpx

Entenda a relação entre diabetes e a boca seca

 em Diabetes

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 13 milhões de pessoas no Brasil têm diabetes. O número corresponde a 6,2% da população, considerando os 209,4 milhões de habitantes que residem no país. A doença pode resultar em problemas relacionados a saúde bucal. Um deles é a boca seca.

Mas afinal o que é isso? Também conhecida como xerostomia, trata-se de uma ausência de

saliva na boca, que é fundamental para mantê-la hidratada, permitindo desempenhar com facilidade as funções comuns do dia a dia como ingerir alimentos, falar, auxiliar na formação do bolo alimentar, deglutição, manutenção do pH da boca e proteção contra bactérias nocivas.

Neste contexto, mostraremos no artigo de hoje porque a saúde bucal e o tratamento de diabetes precisam estar bem alinhados. Vem com a gente!

Qual relação do diabetes com a boca seca?

Doenças na cavidade oral prejudicam o controle da glicemia, indicador essencial para medição dos índices de diabetes.

Ao mesmo tempo, esta enfermidade compromete o bom funcionamento das glândulas salivares, fator que pode resultar no aumento de acidez na boca, podendo provocar o surgimento de cáries, gengivite, além de infecções por fungos e irritação na região oral.

Quais os principais sintomas da diabetes na boca?

Além da boca seca já mencionada aqui, é importante destacar outras doenças que têm ligação direta entre saúde bucal e diabetes. Confiram!

  • Gengivite: as principais manifestações são gengivas avermelhadas, inchadas, inflamadas ou flácidas e sangramento durante a escovação;
  • Periodontite: trata-se de uma gengivite não tratada adequadamente, podendo evoluir para danos na estrutura como osso e raiz dos dentes;
  • Halitose: mau hálito é outro sintoma comum entre os diabéticos. A higienização inadequada e o sangramento na gengiva também ajudam a desenvolver a halitose.

Quais os cuidados que os diabéticos precisam ter com a saúde bucal?

No que diz respeito aos cuidados com a saúde bucal para evitar doenças como a boca seca, é essencial visitar periodicamente o dentista, se possível a cada 6 meses. O profissional precisa ser informado que você possui diabetes, pois assim ele terá condições de indicar quais os procedimentos mais adequados para a sua necessidade.

Além das visitas regulares ao consultório odontológico, também é importante usar substâncias que proporcionem a reposição salivar.

A bioXtra conta com um amplo portfólio de produtos que conseguem reestabelecer o nível de hidratação bucal. Todos os itens possuem em suas composições enzimas salivares similares as naturais, o que garante maior eficiência no tratamento. Confira as características dos Xtra’s:

  • Spray Oral: com formulação que hidrata de forma rápida e efetiva, acalmando e aliviando o desconforto da boca seca. O bioXtra Spray Bucal deve ser aplicado diretamente na boca e pode ser usado quantas vezes forem necessárias.
  • Enxaguatório bucal: proporciona uma limpeza completa da boca, mantendo a higiene, o frescor e a hidratação por mais tempo. É isento de álcool,  Clorexidina e açúcar, podendo ser usado também por pacientes com diabetes.
  • Creme dental bioXtra: sem possuir lauril sulfato de sódio, o produto é menos abrasivo e desta maneira mais adequado para pacientes com boca seca e sensível. Ideal para bocas secas, sensíveis ou doloridas, com formulação de aroma suave, complementando a saliva natural e regulando o microambiente da boca.
  • Gel Oral (saliva artificial): ajuda a manter o pH essencial para gengivas e dentes saudáveis, com alívio duradouro para a boca seca, trazendo maior conforto ao paciente.

Conclusão

O intuito do conteúdo foi mostrar que saúde bucal e tratamento contra diabetes devem caminhar juntos, com o objetivo de potencializar o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, minimizando assim os sintomas das doenças nos pacientes.

Você conhece alguém que sofre com diabetes e boca seca ou esse é seu caso? Não deixe de conferir os produtos da bioXtra que ajudaram a trazer mais conforto para os pacientes com boca seca. Compartilhe este conteúdo com amigos, dessa forma outras pessoas que estão precisando de ajuda para lidar com essa enfermidade também podem visualizá-lo.

Na Loja Oral Saúde da FNL você encontra todos os produtos da bioXtra que trarão alívio e bem-estar para o seu tratamento da boca seca. Temos as melhores soluções para você! Acesse nosso site para conferir.

bioXtra Brasil: Produtos especializados para cuidados especiais para bocas secas e sensíveis 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

diabéticos podem consumir chocolates?