fbpx

É Páscoa! Pacientes diabéticos podem consumir chocolates?

 em Diabetes

Se tem uma coisa que não pode faltar na Páscoa é o chocolate, não é mesmo? Esse delicioso alimento de dar água na boca é muito consumido nesta época do ano. Afinal, diabéticos podem consumir chocolates? 

Por se tratar de um alimento muito rico em açúcar, ingrediente que, quando ingerido em excesso, pode resultar em problemas para a saúde. Por isso, é necessário tomar cuidado para não cometerem exageros. 

Além de problemas para quem tem diabetes, o consumo exacerbado de açúcar resulta em problemas que comprometem a saúde bucal. Então, o ideal é não comer chocolate em hipótese alguma? Não é bem assim. Neste casos, o que vale para os diabéticos na Páscoa e demais pessoas é o já conhecido slogan “Aprecie com moderação”. 

Pensando em ajudá-lo a deixar sua Páscoa mais doce, mas com equilíbrio, nós abordaremos algumas opções de chocolates para os diabéticos na Páscoa, que podem ser consumidos sem culpa, além de alguns produtos de higiene bucal que não contém açúcar. Boa leitura!  

Por que os diabéticos na Páscoa não devem exagerar no consumo de açúcar?

A diabetes é uma doença crônica na qual sua principal característica se manifesta quando o organismo não produz insulina adequadamente para o corpo. 

Quando este hormônio responsável pelo controle de glicose no sangue fica com níveis altos, isso resulta no mau funcionamento dos órgãos, podendo levar o paciente a ter infarto, insuficiência renal, entre outras enfermidades. 

Do mesmo modo, a diabetes também compromete o bom funcionamento das glândulas salivares, aumentando a acidez na boca, se transformando em uma situação propícia para o surgimento de cáries, gengivite, perda do esmalte do dente, além do desenvolvimento da xerostomia (boca seca). 

Neste contexto, manter a higiene bucal saudável é essencial para o melhor acompanhamento da evolução da doença, já que a saliva é um dos componentes usados para medição do índice glicêmico, indicador usado para controle da diabetes.

Se você quer saber mais sobre a boca seca, sugerimos ainda a leitura do artigo: Sofro com a Boca Seca: Existe produto para repor saliva?, que está aqui em nosso blog para se aprofundar ainda mais no assunto. 

Quais opções os diabéticos podem consumir de chocolates?

Uma alternativa na Páscoa que responde à dúvida se diabéticos podem consumir chocolates, principalmente aqueles que não resistem ao alimento, é comer pequenas porções ou escolher as opções de chocolates amargos, principalmente os que contém 70 ou 80% de cacau. 

Além dos mais amargos, os diabéticos podem consumir chocolates diet e a base de soja, que são adequados para quem tem esse tipo de restrição alimentar. 

De qualquer forma, os endocrinologistas indicam que o ideal é comer no máximo 30 gramas do chocolate, o que representa dois quadradinhos de uma barra do produto. 

Quais produtos de higiene bucal não contém açúcar?

A bioXtra possui um amplo catálogo com opções de produtos sem açúcares em suas composições que contribuem com o alívio da boca e seca e ajudam a manter seus dentes fortes e saudáveis. Conheça alguns dos nossos itens!

  • Spray Oral: produto que hidrata com rapidez, melhorando a higiene bucal e alivia os desconfortos da boca seca, uma das principais consequências da diabetes. O spary bioXtra pode ser usado várias vezes ao dia e deve ser aplicado direto na boca; 
  • Enxaguatório bucal: viabiliza a completa limpeza da sua boca, proporcionando maior frescor e hidratação prolongada. Não possui álcool e açúcar, se tornando um produto ideal para pacientes com diabetes;
  • Creme dental bioXtra: opção de higiene bucal ideal para quem tem boca seca, pois não possui em seu componente o Lauril Sulfato de Sódio, substância que pode causar ressecamento na mucosa bucal e alteração no paladar. O produto proporciona aroma suave, complementando a saliva natural e regulando o microambiente da boca.
  • Gel Oral (saliva artificial): opção que mantêm o pH essencial para gengivas e dentes em níveis saudáveis, viabilizando maior alívio para os pacientes com boca seca. 

Onde posso encontrá-los? 

O objetivo do artigo foi mostrar como os diabéticos podem consumir chocolates e quais cuidados devem ter com a saúde bucal.

Mas como fazer isso de maneira eficaz? As melhores opções de produtos para quem sofre com boca seca estão na Loja Oral Saúde. Acesse o link da loja e saiba mais.

bioXtra Brasil: Produtos especializados para cuidados especiais para bocas secas e sensíveis 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

boca seca e a diabetes