Doença de Crohn: tudo que você precisa saber!
Transtorno crônico que inflama o revestimento do intestino. Leia neste artigo tudo que você precisa saber sobre a doença de Crohn!
A doença de Crohn atinge principalmente a parte inferior do intestino delgado. Porém afeta todo o sistema digestivo. As inflamações que a condição causa afetam todas as camadas dos tecidos intestinais e até a boca.
Seu diagnóstico é difícil e demorado pela remissão de sintomas que a doença causa. Eles podem aparecer e desaparecer com frequência, levando o paciente a pensar que foi apenas um desconforto momentâneo.
Possíveis causas e grupo de risco
Apesar dos estudos desenvolvidos sobre a condição, a causa da doença de Crohn ainda é desconhecida. Alguns fatores são apontados como os possíveis gatilhos: a baixa imunidade é o principal deles. Ser diabético e fatores genéticos também estão ligados a condição.
No grupo de risco estão mulheres e homens, entre 20 e 40 anos. Na maioria dos casos esses pacientes já tem alguém na família com a doença. Fumantes tem maior incidência.
Sintomas da doença de Crohn
Os sintomas podem varias sua incidência de acordo com o estágio da doença e com a ingestão de certos alimentos. Como leite e derivados, picantes, refrigerantes e gordurosos.
Veja os principais sintomas da doença:
- Diarréia com muco ou sangue;
- Cólicas frequentes;
- Enjoos e vômitos;
- Alterações no peso;
- Alterações de apetite;
- Dor nas articulações;
- Lesões na pele;
- Fadiga;
- Estado febril frequente;
- Pedras nos rins;
- Inflamações nos olhos;
- Hemorróidas ou fissuras anais;
- Abcessos anais;
- Vontade urgente de defecar após comer.
Doença de Crohn tem cura?
Não, a cura para a doença ainda não foi descoberta. Os tratamentos devem ser feitos para aliviar os sintomas, conferir uma melhor qualidade de vida ao paciente e retardar o agravamento da doença.
Tratamentos indicados
O tratamento é indicado de acordo com cada paciente e seu grau da doença. Ela pode ser classificada como leve, moderada e grave. Na maioria dos casos o tratamento consiste em aliviar os sintomas e uma dieta restrita que não piore o quadro. Pacientes com Crohn em estágio grave tem que fazer uso de medicação via oral.
Quando o corpo do paciente não responde bem ao tratamento podem ser usados remédios imunossupressores. Em caso de obstrução intestinal completa, doença perineal e fístulas graves pode ser necessária intervenções cirúrgicas.
As especialidades médicas que tratam dos pacientes com Crohn são os clínicos gerais, gastroenterologista, coloproctologista e cirurgião geral. Com mais de 150 mil casos por ano apenas no Brasil, a doença de Crohn tem muitos especialistas disponíveis no mercado.
Pequenas ações que ajudam no tratamento
- Parar de fumar;
- Praticar atividades físicas leves ou moderadas;
- Seguir uma dieta livre de alimentos de difícil digestão;
- Manter o peso ideal para a sua altura;
- Evitar situações de muito estresse ou ansiedade;
- Cortar o consumo de alimentos muito gordurosos;
- Reduzir o consumo de alimentos ricos em fibras;
- Realizar acompanhamento a cada 6 meses com um nutricionista e/ou endocrinologista;
- Estar sempre atento ao aspecto das fezes e realizar anotações;
- Fazer acompanhamento frequente com os médicos e contatar a qualquer alteração;
Conhece alguém que sofre com a doença de Crohn? Compartilhe esse post nas suas redes sociais ou marque esse amigo aqui nos comentários!