Fenômeno de Raynaud: tudo que você precisa saber! | bioXtra

Fenômeno de Raynaud: tudo que você precisa saber!

 em Causas, Dia a dia, Tratamento

Doença arterial que tem seus principais sintomas nos membros periféricos. Leia tudo que você precisa saber sobre o fenômeno de Raynaud neste artigo!

Causado pelo estreitamento dos vasos sanguíneos e artérias, o fenômeno de Raynaud causa diminuição do oxigênio nos vasos sanguíneos da pele, diminuição do fluxo de sangue e o manchas roxas no local.

Mais comum nos dedos, a isquemia também pode ser visível em outras partes expostas do corpo, e deixa a pele do paciente pálida e fria.

As alterações visíveis, como a coloração arroxeada acontece em situações de exposição ao frio ou estresse. Além da sensação de formigamento ou amortecimento do local.

Afetando aproximadamente 15% da população mundial, a síndrome de Raynaud é uma condição frequente. Sendo mais comum em mulheres, jovens (a partir de 14 anos) e entre pessoas da mesma família.  

O quadro clínico da doença se divide em dois grandes estágios, primário e secundário. Continue lendo para entender!

Fenômeno de Raynaud primária

Abrange mais de 60% dos casos da síndrome e costuma ser mais comum em mulheres de 15 a 40 anos. A condição primária da doença é mais branda e causa incômodos apenas pela exposição ao frio e alterações do sistema nervoso.

Fenômeno de Raynaud secundária

Já a síndrome de Raynaud secundária é associada a outras doenças que causam lesões em artérias. Pode estar associada a doenças como:

Além disso, alguns medicamentos que afinam os vasos sanguíneos podem agravar o fenômeno e causar enxaquecas, dores no peito e a hipertensão pulmonar.

Sem o tratamento correto, as extremidades afetadas podem gangrenar.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico para o fenômeno de Raynaud é feito clinicamente. A ultrassonografia com Doppler deve ser feita antes e depois do paciente se expor ao frio. Além disso, devem ser feitos exames de sangue para fechar o diagnóstico da doença.

A condição clínica deve ser tratada por um grupo médico de diversas especialidades como reumatologista, dermatologista e clínico geral para ter um resultado rápido e duradouro.

Quem sofre com a síndrome de Raynaud deve ter como prática principal proteger sempre a pele do frio. Pacientes fumantes devem suspender o costume pois a nicotina afina ainda mais os vasos sanguíneos.

A medicação para tratamento da síndrome deve ser feita com bloqueadores dos canais de cálcio do corpo. Em casos que os tratamentos não tem efeitos positivos e comece a prejudicar os movimentos do paciente é necessária a simpatectomia, que nada mais é do que bloquear ou cortar certos nervos.

Quem sofre com o fenômeno de Raynaud secundário deve tratar o distúrbio causador com a especialidade médica responsável.

É portador ou conhece alguém que tem o fenômeno de Raynaud? Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e deixe o relato abaixo. Adoramos ler as histórias de nossos curtidores e clientes!

Para encontrar um revendedor bioXtra perto de você, busque com seu CEP clicando no botão abaixo!

Onde Comprar

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Hipersialia x boca seca como tratar