Feridas na boca podem ser perigosas, esteja atento!
Pequenos machucados, aftas com ou sem sangramentos podem ser sinal de problemas graves. Esteja sempre atento as feridas na boca e previna-se!
Uma ferida na boca pode parecer inofensiva e por isso muitos pacientes não buscam o profissional em um primeiro momento. Na maioria dos casos, estas lesões desaparecem em cerca de 7 a 10 dias. Em situações mais complicadas pode ser necessário tratamento com medicação via oral (antibióticos, corticóides ou imunossupressores).
Bolhas, feridas avermelhadas e aftas podem ser as lesões que afetam a saúde bucal. Como, muitas vezes, os problemas podem ter sintomas parecidos, é importante conhecer os mais comuns para procurar o tratamento adequado.
Quando a ferida na boca surge, é necessário procurar atendimento do médico ou dentista, para que possam avaliar as características da lesão e identificar o motivo da alteração. Casos mais raros, também podem indicar situações mais graves como:
- Líquen plano;
- Sífilis;
- Lúpus;
- Herpes labial;
- Candidíase bucal
- Câncer de cabeça e pescoço.
Esses pequenos incômodos também podem ser uma reação ao tratamento de quimioterapia ou radioterapia.
Feridas na boca e Mucosite
A mucosite é um conjunto de reações biológicas do corpo que se manifesta diretamente na boca e garganta, com micro-organismos como fungos e bactérias. Os principais sintomas são dores no local e reflexos na saúde.
Por mais que exista colônia bacteriana em alguns casos de mucosite, ela não é considerada uma doença infecciosa. A primeira manifestação costuma ser esbranquiçamento das mucosas orais, até surgirem grandes úlceras que atrapalham na alimentação do paciente, dificultam a fala e a deglutição.
Feridas na boca e Câncer
Condição bastante comum em pacientes vítimas do câncer de cabeça e pescoço, a mucosite oral é consequência das inflamações locais mas também pode ser causada por medicamentos antineoplásicos, pelos tratamentos de radioterapia e quimioterapia dos tumores.
As feridas na cavidade oral que não cicatrizam, o aparecimento frequente de aftas e rouquidão por mais de duas semanas também podem servir como alerta e indicar a presença de câncer de cabeça e pescoço.
Como cuidar das feridas?
A escova ideal deve ser ultra macia para limpar sem ferir, além de retirar os restos alimentares. Com 12 mil filamentos, a Special Care da TePe é perfeita para a higiene bucal de pacientes com feridas na cavidade oral, já não machuca em nada a mucosa.
Para a hidratação da mucosa oral, é recomendado que o paciente utilize produtos direcionados para boca sensível. O gel oral bioXtra tem textura viscosa para manter a hidratação por horas a fio e enzimas idênticas as da saliva natural. Além de melhorar no conforto a saliva artificial ajuda na saúde dos seus dentes e da sua boca!
Para hidratação ser aplicada várias vezes ao dia de forma prática, sugerimos o uso do Spray Oral bioXtra para ficar sempre com você e evitar desconfortos.
É importante pensar também em utilizar um creme dental menos abrasivo para a escovação. É indicado o Creme dental bioXtra, que é livre de lauril sulfato de sódio, livre de sal, de aromas fortes e de açúcar.
Gostou deste artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos a cuidar bem da saúde bucal!