Higiene bucal em pacientes com problemas renais

 em Dia a dia

Problemas renais causam reflexos em todo o corpo dos pacientes. Entenda neste artigo os cuidados de higiene bucal necessários!

Os problemas renais costumam se manifestar primeiramente com sintomas simples do dia a dia como inchaço nas extremidades, cansaço aumentado, urina com volume diminuído mas com muita frequência, espuma na urina e dor nas costas.

Como muitos pacientes não têm os sintomas descritos acima, fica difícil o diagnóstico. O tratamento é mais efetivo se feito logo no começo, por isso é tão importante ter os exames de urina e sangue atualizados.

Os problemas renais mais comuns

  • Pedra nos rins;
  • Cisto nos rins;
  • Insuficiência renal;
  • Doença policística renal;
  • Hidronefrose.

Pacientes com problemas nos rins apresentam com frequência condições bucais alteradas. A fim de evitar a gravidade, o paciente deve realizar consultas a cada 6 meses com o dentista para acompanhamento.

Percebendo os sintomas, o paciente deve procurar um nefrologista e um clínico geral para ter o diagnóstico e dar início aos tratamentos se necessário.

Relação dos problemas renais com a saúde bucal

Sofrendo com alguma das condições citadas acima, o paciente pode ter alterações orais que prejudicam a qualidade de vida, as principais são:

Boca seca

Conhecida também como xerostomia, a boca seca consiste na baixa produção de saliva pelo corpo. Nesse caso a baixa salivação é causada pela pouca ingestão de líquido para não sobrecarregar os rins.

A saliva é um protetor natural das mucosas orais e sua falta ou diminuição pode levar ao aumento expressivo de doenças orais como:

  • Cáries frequentes;
  • Abscessos;
  • Lesões como aftas;
  • Atrofia das papilas gustativas;
  • Aumento de tártaro;
  • Aumento de saburra lingual.

Esses são alguns problemas que geram incômodos, e se não cuidados de forma correta podem levar a extração do(s) dente(s) afetado(s).

Reações orais a medicamentos

Medicamentos receitados ao paciente nefropata tem como reação adversa alterações bucais. Esses medicamentos costumam ser anti-hipertensivos, anti-coagulantes e imunossupressores, e as reações costumam ser:

  1. O crescimento da gengiva acima dos dentes (hiperplasia gengival medicamentosa)
  2. Inflamação dos tecidos que seguram os dentes (doença periodontal)

Estomatite urêmica

A estomatite urêmica nada mais é do que a presença de lesões brancas nas mucosas da boca. Essas lesões se devem a alta concentração de certos componentes na corrente sanguínea. Essa condição tem que ser tratada em conjunto: com sessões de hemodiálise e com o profissional dentista.

Hipoplasia de esmalte

Essa condição é a má formação do esmalte dentário. Crianças e adolescentes com problemas renais costumam ser os maiores afetados com a hipoplasia do esmalte. Neste caso os dentes apresentam estrias e a coloração fica alterada, entre amarelo e pardo. A consequência deste problema é apenas estética, porém, é importante realizar o tratamento para evitar problemas na auto-estima.

Cuidados de higiene bucal necessários

Os cuidados com a mucosa oral devem ser feitos tanto no consultório do dentista, quanto em casa, no dia a dia. Em dois passos o paciente consegue afastar a possibilidade das condições se tornarem algo mais grave e recuperar sua qualidade de vida e conforto bucal. Aprenda!

Escovação meticulosa

A escovação em pacientes com problemas renais deve ser cuidadosa e completa. Com uma escova de cerdas macias, deve-se escovar com movimentos circulares e depois com movimentos de “varrer”.

Já a limpeza interdental deve ser feita pelo menos 1 vez por dia. Com o uso do fio dental e escova interdental é possível eliminar o acúmulo de biofilme dental e os restos de alimentos.

Hidratação das mucosas orais

O corpo de pacientes com problemas renais tende causar baixa produção de saliva. O uso de um repositor salivar nessa situação é necessário para evitar os problemas que a xerostomia causa.

Os produtos bioXtra estão disponíveis em 4 formatos para aliviar e tratar a boca seca. Com creme dental, enxaguatório, gel e spray oral os sintomas são amenizados e as doenças bucais evitadas.

Conhece alguém que tem problemas renais? Compartilhe esse post com ela ou marque nos comentários!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Doença de Besnier Boeck tudo que você precisa saberSíndrome de down o que causas sintomas e tratamentos