fbpx

Hipersialia X boca seca: como tratar?

 em Boca seca, Dia a dia, Tratamento

Extremos opostos que prejudicam a saúde de quem sofre com estes males. Você sabe o que causa a hipersialia e a sensação de boca seca? Leia neste artigo!

A hipersialia e a xerostomia são extremos opostos que causam desconforto bucal e prejudicam a saúde do paciente. Tanto a super produção quanto a baixa são situações de risco que podem causar a descamação da boca e até dermatite, além de dores na deglutição, desconforto na fala, inseguranças e mudanças drásticas no paladar.

O que é hipersialia ou sialorréia?

É a sensação do aumento ou de fato o aumento de quantidade na produção salivar. Mais comum acontecer em períodos específicos como: gravidez e durante a amamentação. Também é comum em bebês e pessoas com distúrbios neurológicos. Tal aumento na maioria das vezes vem associado à náuseas, distúrbios nervosos, medicamentos ou como uma reação natural do corpo a frutas que tem muita água em sua composição.

Existem em 3 graus de sintomas:

  • Hipersialia primária: costuma ser menos frequente que as demais e é consequência da produção elevada de saliva  pelas próprias glândulas salivares;
  • Hipersialia secundária: reflexo do corpo por alguma alteração de controle neuromuscular oral;
  • Hipersialia emocional: a mais comum dentre as 3, costuma ser diagnosticada como consequência física do estresse e ansiedade.

O que é xerostomia ou sensação de boca seca?

A xerostomia ou boca seca é a falta de saliva suficiente para manter a boca úmida e saudável. Em situações desconfortáveis que o estresse e a ansiedade afloram, é comum o ressecamento bucal, porém caso se torne um sintoma frequente é necessário intervir, pois traz prejuízos a digestão e a saúde oral como um todo, acarretando cáries frequentes e infecções.

Muitas pessoas podem ter produção de saliva normal e mesmo assim ter a sensação de boca seca pela baixa qualidade da saliva produzida.

Tratamento

Para a sialorréia o tratamento deve ser feito com a observação diária dos sintomas, contando com o apoio de um grupo com médicos de diversas especialidades, tais como otorrinos e neurologistas. Durante um estudo recente, a acupuntura demonstrou potencial em tratar a hipersialia, diminuindo o desconforto mais rapidamente.

A sialorréia também pode ser causada pela baixa qualidade da saliva produzida pelo corpo, sendo assim necessário o uso de um repositor. Com a saliva sem nutrientes, o corpo tende a produzir muito mais, por isso o problema.

Banner venda todos os produtos big

O tratamento da xerostomia deve ser tópico e diretamente na boca com spray, enxaguatório e o gel oral enzimático para alívio dos desconfortos, permitindo desta forma a reprodução do microambiente que é a boca, mantendo sua saúde e umidade.

O gel oral bioXtra, ajuda os pacientes com sua fórmula exclusiva que contém hidratantes intensos que cuidam e umedecem a boca por horas, eliminando os sintomas de forma saudável. Os produtos bioXtra não contém adição de açucares, clorexidina e álcool, podendo ser utilizados por diabéticos e não tendo restrições nas indicações.

É importante de qualquer forma que aos primeiros sinais de mudança na rotina ou desconforto bucal, seja por ressecamento ou hipersialia, que a pessoa procure um dentista de confiança em sua região para os exames necessários e indicação do profissional mais específico para tratamento, dependendo da gravidade.

Conhece alguém que sofre com desconfortos bucais? Compartilhe esse post com ela!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Fenômeno de raynaud tudo que você precisa saberCuidados paliativos qual a importância da saúde bucal