fbpx

Saiba por que os idosos apresentam boca seca com frequência

 em Causas

Você conhece algum idoso que se queixa de sentir muita sede ou que apresente alguma dificuldade na hora de mastigar e engolir os alimentos na hora das refeições?

Isso pode significar boca seca em idosos, ou traduzindo para os termos técnicos, xerostomia. Portanto, a sensação de secura da boca pode apresentar outras explicações.

Na grande maioria dos casos, os hábitos comumente realizados por conta da idade contribuem para o aparecimento da hipossalivação.

Fique conosco para entender o que causa este quadro, suas consequências na saúde oral e o tratamento adequado para a secura da boca.

Boa leitura.

O que significa a sensação de boca seca?

Profissionais odontológicos afirmam que a sensação de boca seca em idosos é causada pelo ressecamento da mucosa oral.

E este ressecamento, consequentemente, é causado pela diminuição na produção de saliva. Essa condição de boca seca é conhecida como hipossalivação.

Porém, mantenha-se atento (a). Nem sempre que se apresenta boca seca em idosos, podemos associar à diminuição na produção de saliva.

Quando há somente a sensação de boca seca, mas não há diminuição na produção de saliva, dizemos que é xerostomia.

O quadro é comum em pessoas que apresentam problemas respiratórios e precisam respirar pela boca, ou em pessoas que roncam muito durante a noite.

Portanto, se você é assim ou sabe de casos de secura da boca, o ideal é buscar auxílio de um profissional qualificado para a correta avaliação do problema e sua origem.

A hipossalivação pode se agravar com a idade mais avançada?

A boca seca pode ocorrer em qualquer fase da vida. Portanto, profissionais da área afirmam que este quadro vem se tornando mais recorrente na fase adulta.

O mais comum é que ocorra em adultos que fazem uso de medicamentos que apresentam como efeito colateral a diminuição na produção de saliva.

Além disso, outra razão para a hipossalivação em adultos é o aparecimento do estresse crônico em excesso.

Já as causas da boca seca em idosos podem ser por conta de outras razões. O aparecimento da hipossalivação se dá, principalmente, pela utilização de medicamentos que causam a diminuição da saliva.

Outro fato é o aparecimento do ronco, que também contribui para as queixas de boca seca em idosos. Isso porque ocorre uma flacidez na musculatura da face. A isso, damos o nome de xerostomia.

Essas são as causas mais comuns, mas também existe uma gama de doenças que podem estar associadas à baixa produção de saliva.

Dentre as doenças, podemos citar a Síndrome de Sjögren e algumas doenças autoimunes, como o lúpus e a esclerodermia.

Entenda como ocorre o tratamento da boca seca em idosos

O tratamento da boca seca em idosos vai depender da função salivar de cada indivíduo, se ela foi ou não afetada.

Se por acaso, as glândulas salivares ainda apresentarem boa capacidade de produzir saliva, o tratamento é voltado para a estimulação da produção de saliva por meios mecânicos, gustatórios, elétricos e farmacológicos.

Em contrapartida, se a produção salivar encontrar-se comprometida, o tratamento deverá ter como foco a contenção dos danos causados, para que haja um conforto por parte do paciente.

Nesses casos, devem-se adotar medidas para substituir a saliva, seja por meio de saliva artificial ou substitutos salivares.

Existem ainda os casos intermediários, onde os profissionais poderão mesclar todas as abordagens, visando evitar a secura da boca.

Quando os casos de xerostomia ou hipossalivação ocorrem com pacientes de idade avançada, e a capacidade motora ou cognitiva ainda mantém-se preservada, o tratamento deverá seguir de maneira normal.

Porém, se existirem algumas limitações que atrapalhem o tratamento, o auxílio ou monitoramento de cuidadores e/ou pessoas da família será de extrema valia.

Além de tudo isso, existem alguma medidas que podem ser adotadas para auxiliar no tratamento da boca seca. Acompanhe:

Mantenha uma boa hidratação do organismo

Indicar que os idosos façam uma boa hidratação, ingerindo, pelo menos, 2 litros de água por dia em doses fracionadas.

Esta é uma medida essencial para combater a boca seca em idosos, aliás, não só para os idosos.

Com uma boa hidratação do organismo, ocorre consequentemente uma boa produção de saliva.

Utilize enxaguante bucal com frequência

Não estamos falando sobre a utilização de enxaguantes bucais comuns, e sim enxaguantes destinados especificamente para pessoas com problemas com problemas como xerostomia e hipossalivação.

Esse tipo de produto é capaz de manter a refrescância bucal e estimular a salivação.

Conte com a ajuda da saliva artificial

A linha de produtos BioXtra conta com a saliva artificial dentre suas inúmeras opções para auxiliar na manutenção de uma boca saudável.

A saliva artificial BioXtra é ideal para substituir a saliva natural. Ela regula o ambiente bucal e traz alívio para a sensação de secura da boca.

Sua formulação exclusiva conta com hidratantes intensos, que ao mesmo tempo em que hidratam a sua boca, umedecem-na por horas.

Não deixe de realizar o acompanhamento de forma correta

É importante finalizar dizendo que, para tratar o problema de hipossalivação em idosos também é importante cuidar da saúde orgânica dos indivíduos.

Mantenha sempre o acompanhamento multidisciplinar, com o suporte de um bom odontologista e de outros médicos especialistas para esclarecer melhor o caso.

Esclarecemos suas dúvidas sobre o aparecimento de boca seca em idosos?

Se suas dúvidas a respeito do assunto tratado persistirem, deixe um comentário. Ficaremos muito felizes em te responder!

Desculpa! O autor ainda não preencheu seu perfil.
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar