Se você não sabe o que é o líquen plano, este artigo é para você.

O líquen plano é uma doença inflamatória que atinge a mucosa bucal e também pode atingir a pele, cabelos e unhas.

Mas não se preocupe. Esta é uma condição benigna, que pode ser de longa duração e causar certo incômodo, mas nada que vá desencadear outros problemas de saúde.

Sua causa ainda é desconhecida, porém algumas hipóteses são investigadas. São elas: causa imunológica, psicogênica, neurológica, infecciosa ou ainda, estudos apontam que pode ser causado por conta de metais pesados, como ouro e mercúrio.

Quer saber mais sobre esse assunto tão comum e tão pouco falado?

Continue a leitura e aprenda conosco.

Fatores de risco do líquen plano

Os fatores de risco que estão envolvidos no aparecimento do líquen plano são os seguintes:

É importante ressaltar também que, o líquen plano costuma atingir com maior frequência os adultos de meia idade, ou seja, acima dos 30 anos, sem distinção ou ocorrência maior em um sexo do que no outro.

É muito incomum ver uma criança diagnosticada com líquen plano.

Sinais e Sintomas

Os sinais e sintomas mais comuns em quem apresenta o líquen plano são:

O líquen plano oral é uma forma do líquen plano que pode ou não estar associado às lesões cutâneas.

As manifestações aparecem comumente na mucosa ora, mas podem afetar outras áreas corporais.

As lesões nas vias orais podem se apresentar de diferentes formas, sendo elas: bolhas, placas, placas mais grossas (hipertróficas), erosivas e papulosas, podendo lhe fazer sentir dor ou não.

Geralmente, as lesões são encontradas nas laterais da língua e na parte interna das bochechas e gengiva, com uma coloração azul esbranquiçada.

Lesões cutâneas

As lesões cutâneas causadas pelo líquen plano, na grande maioria das vezes, são encontradas nas pernas, nas genitais e na parte interna dos pulsos, simetricamente.

Ou seja, se a lesão aparecer primeiro no seu pulso esquerdo, logo ela aparecerá na mesma região do pulso direito. E assim também ocorre nas outras partes do corpo citadas anteriormente.

Quem já passou por isso, queixa-se da coceira forte nas regiões onde as lesões aparecem.

Então, se você notar que nessas regiões apareceram algumas lesões, cobertas por algumas listras brancas e finas, chamadas de estrias de Wickhan, e com uma coloração vermelho-arroxeada e brilhante, procure um médico urgentemente.

Ao procurar um médico, você irá precisar…

Como dito no tópico anterior, ao notar o aparecimento desses sinais, procure um médico para realizar o diagnóstico de líquen plano e iniciar um tratamento.

E você sabe quais os profissionais que você podem diagnosticar o líquen plano?

Ao notar os sinais, você pode procurar por:

Antes de procurar auxílio médico, prepare-se para a consulta para que assim o seu tempo seja otimizado e o diagnóstico seja dado de forma mais rápida.

Já chegue para uma consulta portando uma lista com todos os sinais e sintomas que apareceram no seu corpo recentemente.

Se você faz uso de algum suplemento ou medicamento frequentemente, já diga no início da consulta e, se possível, vá para a sua consulta com um acompanhante.

Ao contar tudo o que aconteceu para o médico, provavelmente ouvirá perguntas referentes ao tempo de aparecimento dos sinais e sintomas, o que você costuma fazer para aliviar os sintomas, se você faz tratamento para cuidar de outra condição médica, etc.

Quanto ao diagnóstico do líquen plano, o médico poderá apontá-lo apenas realizando uma análise ocular das lesões presentes na boca e na pele.

E, se for necessário, poderá pedir uma biópsia das lesões para confirmar o diagnóstico de líquen plano.

Alguns exames de sangue poderão ser realizados a fim de descartar diagnósticos como o de hepatite, por exemplo.

Tratamento do líquen plano

O tratamento do líquen plano é realizado com o objetivo de reduzir os sintomas, melhorar a qualidade de vida do paciente e acelerar a cura.

O tratamento inclui:

E o líquen plano tem cura?

Como dito no início do nosso artigo, o líquen plano não é uma condição nociva à saúde.

Ele costuma melhorar e, consequentemente, ser curado com o avanço do tratamento e se o paciente segui-lo de maneira correta.

Médicos apontam que o tempo máximo para o seu desaparecimento por completo é até 18 meses, podendo se estender por anos e acabar tornando-se uma doença crônica.

Esse artigo esclareceu suas dúvidas? Compartilhe com um amigo que apresente esses sintomas e ajude-o a ter uma vida melhor!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *