fbpx

Manifestações orais da doença celíaca – Quais são elas?

 em Causas

Certamente você deve conhecer alguém que apresenta algum tipo de intolerância ao glúten, não é? E por conta disso, deve saber também que a dieta de uma pessoa que apresenta esta condição deve ser bem restrita.

Mas afinal de contas, de que maneira o glúten pode afetar de forma tão severa o organismo de quem é intolerante a ele? E o que esta questão alimentícia tem a ver com as questões odontológicas? É sobre isso que você vai ler por aqui hoje…

A chamada doença celíaca enquadra-se como doença autoimune , que afeta 1 a cada 100 pessoas ao redor do mundo. As pessoas que são portadoras desta doença apresentam dificuldades para digerir alimentos que contém glúten, que é uma proteína presente nos grão, como os do trigo, por exemplo.

Esta doença é comum em todas as idades, e é capaz de danificar o intestino delgado e impedir que os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo sejam absorvidos.

Mesmo que seus efeitos sobre o sistema digestivo sejam muito conhecidos, existem coisas sobre a doença celíaca que você irá se surpreender ao saber. Por exemplo, você sabia que esta doença possui algumas manifestações orais?

E que tal ficar mais por dentro disso hoje? Continue a leitura e descubra com a gente.

Desgaste do esmalte dos dentes

Para os portadores da doença celíaca, manter a boa qualidade do esmalte dos dentes pode sim ser um problema.

Problema este que pode estar relacionado à descoloração ou ao desenvolvimento precário da doença.

Os dentes quando apresentam alguma deficiência na esmaltação, costumam apresentar alguns pontos amarronzados, esbranquiçados ou até mesmo, amarelados.

Quando há uma má formação do esmalte, os dentes costumam apresentar algumas listras ou até mesmo terem o aspecto encaroçado.

Infelizmente, o desgaste no esmalte dos dentes, quando causado pela doença celíaca, é permanente. Sendo assim, ele não irá desaparecer quando você iniciar uma dieta isenta de glúten.

Ao procurar o auxílio de um dentista, o problema poderá ser amenizado por meio de adesivos ou folheados dentais.

Síndrome da boca seca

A síndrome da boca seca não é nada diferente daquilo que o seu nome já sugere. Quem a tem, costuma queixar-se da frequente sensação de estar com a boca seca.

Isso pode ser causado tanto pela doença celíaca, como também pela Síndrome de Sjögren, outra doença autoimune que ataca principalmente as glândulas salivares ou até mesmo o uso continuado de medicamentos.

Esta doença poderá ocorrer concomitantemente à doença celíaca e a intensidade dos sintomas torna-se ainda maior.

Geralmente, com a produção de saliva deficiente, você apresenta dificuldades para mastigar e engolir suas refeições e também apresenta dificuldades para ter uma boa dicção.

Esta síndrome não é somente uma coisa incômoda, é algo que precisa ser compartilhado com um profissional para buscar alternativas de amenizá-la.

É importante se preocupar porque a saliva é fundamental para manter os dentes limpos, formar o bolo alimentar, lubrificar a boca e proteger o organismo. Quando a produção é precária, torna-se comum o aparecimento de cáries, infecções e feridas.

Para aliviar os sintomas da secura bucal, os produtos bioXtra são os mais indicados.

A bioXtra conta com uma linha completa de repositores salivares enzimáticos que podem ser em spray, gel ou enxaguante bucal, Além do creme dental para bocas secas e sensíveis.

Aftas

As estomatites aftosas, ou somente aftas, são lesões orais que desenvolvem-se nos tecidos moles e são muito incômodas.

Da mesma forma que o ressecamento da boca, o aparecimento de aftas também pode dificultar na sua alimentação ou dicção.

As aftas costumam desaparecer sozinhas depois de um certo período, mas isso não quer dizer que se elas estiverem incomodando você não deve procurar a ajuda de um dentista.

Certamente, ele irá prescrever enxaguantes bucais sem álcool ou anestésicos tópicos para amenizar o incômodo causado pelas aftas.

Não deixe de buscar a ajuda de um profissional

Para as pessoas que são diagnosticadas com doença celíaca, os problemas que afetam a saliva, o esmalte dos dentes ou os tecidos orais são sim causas de preocupação.

Se você apresenta uma arcada dentária afetada pela doença celíaca, não deixe de procurar o auxílio de um profissional.

O aparecimento de qualquer um destes sintomas é o motivo perfeito para você procurar o seu dentista e evitar que o agravamento do quadro.

E aí, gostou de saber mais sobre os sintomas que costumam acometer a saúde oral daquelas pessoas que são diagnosticadas com doença celíaca?

Sabe de alguém que vem apresentando estes sintomas? Mostre este artigo à ela e não esqueça de falar sobre a importância de procurar um profissional.

 

Desculpa! O autor ainda não preencheu seu perfil.
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar