A importância da saliva é muitas vezes esquecida, mas quando há falta, no entanto, torna-se mais evidente como a saliva desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde bucal e, em última análise, a qualidade de vida.

A maioria das pessoas sentirão a boca seca em algum momento de sua vida, sem quaisquer efeitos nocivos, no entanto, qualquer alteração persistente no funcionamento das glândulas salivares pode levar a um decréscimo na quantidade ou qualidade da saliva. Esta falta de saliva chama-se “boca seca” ou, em termos médicos, ” Xerostomia ” .

A falta prolongada de saliva irá resultar num certo número de sintomas:

A condição de “boca seca” é muito mais comum do que tem sido reconhecida. Pesquisas indicam que até um em cada cinco adultos vão sofrer os efeitos da “boca seca” em algum momento da vida.

Causas da boca seca

Há várias causas conhecidas que podem gerar diminuição da produção de saliva, dentre elas estão doenças sistêmicas como: síndrome de Sjögren, diabetes, depressão, estresse, HIV-AIDS, caxumba, esclerodermia, sarcoidose, lúpus, doença de Alzheimer, desidratação e doença de enxerto/hospedeiro. Além dessas doenças a rádio terapia de cabeça e pescoço também pode gerar o problema. O uso de alguns tipos de medicamentos também pode ocasionar a boca seca, são eles: antialérgicos, antidepressivos tricíclicos, sedativos, tranquilizantes, anti-histamínico, agentes citotóxicos, medicação antiparkinsonismo, medicação antiataques epiléticos, e relaxantes musculares.

Consequências da “boca seca”

Além do desconforto e inconveniência de uma falta de saliva normal ou constante, a boca seca, conduzirá inevitavelmente a uma série de problemas dentários, tais como:

À noite, o desconforto da boca seca pode causar distúrbios do sono.

A gravidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa e de causa para causa. No entanto, a combinação destes sintomas, somados à dificuldade em executar todas as funções normais do dia a dia da boca pode afetar severamente o jeito de aproveitar a vida.

Conselhos para quem sofre de “boca seca”:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *