O que é Queilite Angular? Causas, sintomas e tratamento

 em Dia a dia

Ferida que afeta a saúde e higiene da boca. Entenda neste artigo o que é queilite angular, as principais causas, sintomas e os tratamentos mais indicados!

Conhecida popularmente como boqueira, a queilite angular nada mais é do que uma ferida constante no canto da boca que é desenvolvida pelo acúmulo de bactérias e fungos. O hábito de lamber muito os lábios pode causar ou piorar a boqueira.

A queilite angular é mais frequente quando os cantos da boca ficam frequentemente úmidos. Sendo assim o grupo de risco passa a ser pessoas que fazem uso de aparelhos, próteses dentárias e bebês que usam chupeta. Pacientes que fazem uso contínuo de corticóides e sofrem com dermatite também estão mais propensos.

Quem é portador de alguma doença que afeta o sistema imune também deve se preocupar com a queilite angular. Com a baixa imunidade de pacientes diabéticos, soropositivos e tantas outras condições, a candidíase oral pode se manifestar como boqueira. É importante prestar

atenção para dar início ao tratamento rapidamente.

Formas de contágio

Adquirida pelo contato direto, a boqueira é espalhada pela saliva e contato direto com a ferida. Deve ser evitado o compartilhamento de talheres, copos e batons. Além de evitar beijar mesmo que no rosto.

Principais sintomas da queilite angular

  • Vermelhidão na região;
  • Sensibilidade nos cantos da boca;
  • Secura e rachaduras;
  • Dor ao abrir a boca;
  • Sensação de queimação;
  • Acúmulo de saliva no local;
  • Coceiras;
  • Desconforto ao comer alimentos muito condimentados, ácidos e doces.

Os sintomas podem começar de forma discreta, fazendo o paciente pensar que trata-se apenas de um ressecamento normal dos lábios.

Tratamentos para boqueira

Sem o tratamento correto, a boqueira não melhora por completo. Melhorando e voltando logo em seguida, sempre de forma mais incômoda e dolorosa. Manter os cantos da boca sem saliva, além de bem secos e limpos é o principal ponto.

O uso de pomadas cicatrizantes e hidratantes faz parte do tratamento indicado pelos especialistas para casos leves. Casos mais graves precisam tratar a colônia de fungos que se acumulou na região, para isso pomadas antibióticas e antifúngicas devem ser receitadas, associadas a medicamentos via oral.

A alimentação na fase de recuperação deve ser cuidadosa. A ingestão de alimentos como: suco de frutas cítricas, iogurte, brócolis, espinafre, ovos, carnes magras e até nozes podem ajudar no desenvolvimento de tecido cicatricial.

Bebês que apresentam sintomas da queilite angular devem ser tratados diretamente com o pediatra, para que este possa receitar pomadas de uso tópico. Os pais ou responsáveis devem evitar que a criança fique com a boca molhada, evitando o uso da chupeta e secando os lábios com um paninho de algodão.

As especialidades médicas que devem tratar da queilite angular são dermatologistas e clínicos gerais. Apenas eles poderão receitar os melhores tratamentos e realizar o acompanhamento. Em casos de crianças, o pediatra deve ser procurado rapidamente.

Conhece alguém que sofre com as feridinhas no canto da boca e não sabia o que poderia ser? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude um amigo!

Dúvidas e relatos? Comente aqui em baixo!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Boca seca e outros sintomas do virus hivTranstorno obsessivo compulsivo tudo que você precisa saber