fbpx

Pacientes com câncer devem ir ao dentista e fazer o acompanhamento. Entenda!

 em Câncer

O câncer afeta todo o corpo, porém a boca é uma das regiões mais afetadas. Estejam atentos aos sintomas e previna problemas! 

Conhecido por ser uma doença silenciosa, o câncer é o crescimento desordenado de células infectadas que invadem órgãos e tecidos do corpo, se espalhando muito rapidamente. Atualmente existem diagnosticadas mais de 100 tipos de doenças com o mesmo padrão de desenvolvimento. 

Quando os sintomas começam a aparecer, normalmente as células cancerígenas já se reproduziram rapidamente e o acúmulo já se tornou um tumor. A partir deste momento, exames devem ser feitos para diagnosticar se o tumor é benigno, maligno e qual o melhor tratamento.  

Todo esse processo de exames e diagnóstico deve ser acompanhado por outras especialidades clínicas, como o oncologista e o médico especialista na região que o tumor está alojado. Porém, o dentista tem um papel fundamental no processo de diagnóstico e tratamento. 

O dentista é essencial 

O profissional dentista é essencial desde o pré, até a finalização do tratamento. Pode ser que ao ouvir o paciente relatar a sensação de boca seca ou dores nas estruturas artificiais da boca, o sinal amarelo acenda para encaminhar o paciente até um oncologista. 

Quando o paciente já foi diagnosticado, é bem comum que a saúde bucal seja gravemente afetada já nas primeiras sessões. Os tratamentos de câncer são muito agressivos e os efeitos colaterais são frequentes e podem ser sentidos em todo corpo, inclusive na boca, veja os casos mais recorrentes:

  • Boca seca;
  • Saliva pegajosa;
  • Candidíase bucal;
  • Cáries frequentes causadas pela radiação;
  • Feridas nas mucosas (mucosite);
  • Perda parcial do paladar;
  • Gosto metálico. 

Todos os sintomas dependem de paciente para paciente mas costumam estar presentes principalmente em casos de câncer na região da cabeça e pescoço. É importante lembrar que os sintomas podem ser pontuais e desaparecem assim que o tratamento acabar, ou podem perdurar por anos.

Quem usa estruturas na boca como implante ou aparelhos fixos deve redobrar os cuidados com higiene, já que a boca fica mais propícia para a periodontite. 

Como cuidar da sua saúde bucal?

Apesar dos incômodos sentidos na boca, a higiene não deve deixar de ser feita. Existem produtos ideais para bocas sensíveis que muitas vezes chegam até a causar feridas. Veja o passo a passo abaixo:

A escova ideal é a Special Care da TePe que tem 2 mil filamentos ultra macios para limpar seu ferir, retirando os restos alimentares e ajudando na prevenção de doenças periodontais. Ela é perfeita para pacientes que estão em tratamento de câncer de mama e com mucosite na cavidade oral porque não machuca em nada a mucosa. 

É importante pensar também em utilizar um creme dental menos abrasivo para a escovação. É indicado o Creme dental bioXtra, que é livre de lauril sulfato de sódio, livre de sal, de aromas fortes e de açúcar. 

Para a hidratação da mucosa oral, é recomendado que o paciente utilize produtos direcionados para boca seca. O gel oral bioXtra tem textura viscosa para manter a hidratação por horas a fio e enzimas idênticas as da saliva natural. Além de melhorar no conforto a saliva artificial ajuda na saúde dos seus dentes e da sua boca!

Para hidratação ser aplicada várias vezes ao dia de forma prática, sugerimos o uso do Spray Oral bioXtra para ficar sempre com você e evitar desconfortos. 

Esse artigo te ajudou? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos! 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

linfoma de hodgkin