Parkinson e boca seca, qual a relação dos problemas? Entenda! | bioXtra

Parkinson e boca seca, qual a relação dos problemas? Entenda!

 em Boca seca

Disfunção do sistema central que causa tremores, confusão mental e dificuldades na fala. Entenda neste artigo qual a relação entre Parkinson e boca seca!

A doença de Parkinson é desenvolvida progressivamente e degenera os neurônios. Sua principal característica são os tremores e incapacidades motoras.

Com pequenos sinais, a condição costuma demorar para ser diagnosticada.

Causada pela destruição das células cerebrais que produzem dopamina, o Parkinson prejudica o funcionamento do sistema neurológico central, enviando mensagens incorretas para o corpo. Com o avanço da doença, os sintomas tendem a se tornarem mais frequentes e intensos.

A causa real da doença ainda é desconhecida para pesquisadores. Porém foram observadas que existem 3 grandes grupos de pacientes: os que sofrem com condições genéticas individuais que tem como consequência o Parkinson, os que tem familiares próximos com a doença e os que desenvolvem através de fatores do meio ambiente.

Continue lendo para ler os principais sintomas da doença, qual o grupo de risco, os tratamentos disponíveis e entender qual a relação do Parkinson com a xerostomia.

Principais sintomas da doença de Parkinson

  • Tremores (principalmente nas mãos);
  • Rigidez muscular;
  • Lentidão nos reflexos e movimentos;
  • Inclinação do corpo para frente;
  • Dificuldades na fala;
  • Dores musculares frequentes;
  • Coordenação motora reduzida
  • Perda de memória;
  • Voz mais baixa do que o normal;
  • Boca seca;
  • Confusão mental;
  • Estresse;
  • Transtornos psicológicos associados;
  • Alucinações.

Grupo de risco

Pacientes com familiares que sofrem com a condição tem mais chances de desenvolver Parkinson ao longo dos anos. Mais comum em pacientes acima dos 60 anos de idade, a doença se apresenta raramente em jovens, além de ser mais comum em homens do que em mulheres com as mesmas condições médicas.

A exposição a agrotóxicos como herbicidas e pesticidas aumentam o risco de desenvolvimento da doença.

Tratamentos

Os tratamentos para a condição são paliativos, pois sua cura ainda não foi descoberta. Controlar os sintomas com medicação via oral é importante para dar qualidade de vida aos paciente.

O médico responsável pelo tratamento deve sugerir pequenas mudanças de rotina para o paciente conseguir manter sua independência pelo maior tempo possível. Exercícios físicos e fisioterapias devem ser incluidos no dia a dia para ajudar com o fortalecimento dos músculos, equilíbrio, postura e firmeza ao caminhar.

Em casos graves da doença, que a medicação não surte mais efeito, uma cirurgia deve ser feita. Com uma técnica minimamente invasiva, a cirurgia estimula profundamente o cérebro com o implante de eletrodos geradores de estímulos.

A cirurgia quando bem sucedida melhora a qualidade de vida, reduz o número de medicamentos ingeridos e seus efeitos colaterais e problemas motores. Porém, é importante salientar que só 10% dos pacientes de Parkinson podem realizar a cirurgia seguramente.  

Afinal, qual a relação entre Parkinson e boca seca?

A medicação antiparkinson é o grande motivo dos pacientes da doença terem a sensação de boca seca. Além do incômodo, a falta ou baixa qualidade da saliva produzida pelo corpo prejudica a saúde bucal, deixando os dentes mais suscetíveis a cáries e doenças bucais.

Para aliviar e tratar a saúde bucal de portadores de Parkinson é recomendado o uso de um repositor salivar enzimático, beber bastante água e evitar alimentos secos.

Conhece alguém que tem doença de Parkinson e sente a boca seca? Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e deixe seu relato abaixo!

Nossos produtos estão disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Para encontrar um revendedor bioXtra perto de você, busque com seu CEP clicando no botão abaixo!

Banner Loja Perto de Você

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Descubra 5 condições que provocam boca seca e como resolverBoca seca na gravidez é normal?