Porque pessoas em depressão sentem a boca seca? | bioXtra

Porque pessoas em depressão sentem a boca seca?

 em Depressão, Dia a dia

A xerostomia pode causar problemas na saúde bucal, autoestima e dificultar a alimentação. Entenda neste artigo porque pessoas em depressão sentem a boca seca!

Condição psicossocial que pode aparecer em diversos níveis e gravidades, a depressão é uma doença e deve ser tratada sempre com acompanhamento médico de psiquiatras e psicólogos para obter a cura.

A depressão é causada em seu estágio inicial por uma combinação de alterações químicas no cérebro e psicológicas causadas pela angústia, medo e/ou sentimento de vazio.

Os sintomas, sua frequência e influência na vida da pessoa variam de acordo com a gravidade e o tipo de depressão que o afeta.

Tipos de depressão   

  • Depressão reativa;
  • Depressão pós parto;
  • Depressão bipolar;
  • Distimia;
  • Depressão pré menstrual;
  • Depressão atípica;
  • Depressão afetiva-sazonal;
  • Depressão nervosa;
  • Depressão psicótica.

Principais sintomas da depressão

Apatia

Muitas pessoas entendem como principal sintoma da depressão, a tristeza, porém, na grande maioria dos casos o primeiro sinal da disfunção é a apatia. O sentimento de vazio é amplamente relatado e pode gerar como consequência o desinteresse em atividades que antes considerava interessante.

Alterações no humor

As alterações de humor podem acontecer tanto pela disfunção, quanto pela medicação administrada. Os médicos que acompanham o caso e os familiares devem estar sempre atentos para acompanhar a gravidade das alterações.

Alterações no sono

Assim como a alteração no humor, as alterações no sono podem ser causadas pelos medicamentos ou pela própria doença. Algumas pessoas reagem com a insônia, mas a grande maioria sofre com a hipersonia, o que pode atrapalhar o rendimento escovar e/ou profissional.

Xerostomia

É um sintoma relacionado diretamente a falta de saliva, a xerostomia pode causar mau hálito, dificuldade de falar e comer, além de fazer a boca se tornar um ambiente mais propício para doenças bucais e infecções.

Consequências da xerostomia

A falta de saliva total ou produção de saliva de baixa qualidade pode trazer diversos problemas para a saúde bucal do paciente de depressão.

Cáries, tártaro, doenças gengivais e até problemas no coração como a endocardite infecciosa podem ser causados ou agravados pela boca seca.

Continue lendo para saber como evitar este desconforto!

  • Beba água

Para a saúde do nosso corpo, é indicado a ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia. Pacientes com a boca seca devem seguir essa recomendação ao longo do dia para manter a microbiota da boca sempre úmida e hidratada.

  • Use um repositor salivar

Também conhecido como saliva artificial, o repositor salivar bioXtra ajuda a manter a hidratação da boca por mais tempo, podendo ser usado diversas vezes durante o dia. A boca seca é um desconforto que pode causar cáries, tártaro e problemas frequentes na boca.  

  • Evite alcool e cigarro

Bebidas alcoólicas e cigarros mesmo que em pouca quantidade e baixa frequência tendem a ressecar as mucosas, por este motivo é indicado que sejam evitados em pessoas depressivas.

Conhece alguém que tem depressão e sente a boca seca? Compartilhe com ela pelas redes sociais.

Os produtos bioXtra estão disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Para encontrar uma perto de você busque com seu endereço ou CEP no link: https://bioxtra.com.br/onde-comprar/

Banner venda todos os produtos big

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar