Porque pessoas em depressão sentem a boca seca? | bioXtra

Porque pessoas em depressão sentem a boca seca?

 em Depressão, Dia a dia

A xerostomia pode causar problemas na saúde bucal, autoestima e dificultar a alimentação. Entenda neste artigo porque pessoas em depressão sentem a boca seca!

Condição psicossocial que pode aparecer em diversos níveis e gravidades, a depressão é uma doença e deve ser tratada sempre com acompanhamento médico de psiquiatras e psicólogos para obter a cura.

A depressão é causada em seu estágio inicial por uma combinação de alterações químicas no cérebro e psicológicas causadas pela angústia, medo e/ou sentimento de vazio.

Os sintomas, sua frequência e influência na vida da pessoa variam de acordo com a gravidade e o tipo de depressão que o afeta.

Tipos de depressão   

  • Depressão reativa;
  • Depressão pós parto;
  • Depressão bipolar;
  • Distimia;
  • Depressão pré menstrual;
  • Depressão atípica;
  • Depressão afetiva-sazonal;
  • Depressão nervosa;
  • Depressão psicótica.

Principais sintomas da depressão

Apatia

Muitas pessoas entendem como principal sintoma da depressão, a tristeza, porém, na grande maioria dos casos o primeiro sinal da disfunção é a apatia. O sentimento de vazio é amplamente relatado e pode gerar como consequência o desinteresse em atividades que antes considerava interessante.

Alterações no humor

As alterações de humor podem acontecer tanto pela disfunção, quanto pela medicação administrada. Os médicos que acompanham o caso e os familiares devem estar sempre atentos para acompanhar a gravidade das alterações.

Alterações no sono

Assim como a alteração no humor, as alterações no sono podem ser causadas pelos medicamentos ou pela própria doença. Algumas pessoas reagem com a insônia, mas a grande maioria sofre com a hipersonia, o que pode atrapalhar o rendimento escovar e/ou profissional.

Xerostomia

É um sintoma relacionado diretamente a falta de saliva, a xerostomia pode causar mau hálito, dificuldade de falar e comer, além de fazer a boca se tornar um ambiente mais propício para doenças bucais e infecções.

Consequências da xerostomia

A falta de saliva total ou produção de saliva de baixa qualidade pode trazer diversos problemas para a saúde bucal do paciente de depressão.

Cáries, tártaro, doenças gengivais e até problemas no coração como a endocardite infecciosa podem ser causados ou agravados pela boca seca.

Continue lendo para saber como evitar este desconforto!

  • Beba água

Para a saúde do nosso corpo, é indicado a ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia. Pacientes com a boca seca devem seguir essa recomendação ao longo do dia para manter a microbiota da boca sempre úmida e hidratada.

  • Use um repositor salivar

Também conhecido como saliva artificial, o repositor salivar bioXtra ajuda a manter a hidratação da boca por mais tempo, podendo ser usado diversas vezes durante o dia. A boca seca é um desconforto que pode causar cáries, tártaro e problemas frequentes na boca.  

  • Evite alcool e cigarro

Bebidas alcoólicas e cigarros mesmo que em pouca quantidade e baixa frequência tendem a ressecar as mucosas, por este motivo é indicado que sejam evitados em pessoas depressivas.

Conhece alguém que tem depressão e sente a boca seca? Compartilhe com ela pelas redes sociais.

Os produtos bioXtra estão disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Para encontrar uma perto de você busque com seu endereço ou CEP no link: https://bioxtra.com.br/onde-comprar/

Banner venda todos os produtos big

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar