Ruacutan: indicações, relação com secura bucal e outros efeitos colaterais

 em Dia a dia

Remédio que é usado para tratar problemas na pele e pode causar várias reações adversas. Entenda qual a relação entre ruacutan e secura bucal!

Medicamento famoso pelos resultados de antes e depois, o ruacutan é um remédio via oral de tarja preta que só é vendido mediante receita azul. O remédio tem em sua composição a isotretinoina, uma substância que está associada a diminuição de tamanho das glândulas sebáceas.

O ruacutan é muito indicado em casos de problemas de pele, tais como: acne severa, acne resistente (que não reage a outros tratamentos) e rosácea (vermelhidão e erupções com pus na área do rosto).

A especialidade médica que reconhece a necessidade e pode indicar o tratamento com ruacutan é a dermatologista. Antes da receita devem ser testados métodos alternativos menos agressivos e feitos exames de sangue e urina para verificar as funções hepáticas.

Ruacutan X secura bucal

O ressecamento das mucosas causado pelo uso da medicação é normal e esperado durante o tratamento. Porém, deixar a mucosa bucal seca é facilitar a entrada de bactérias no corpo, além de ter maiores chances de doenças dentais.

A falta de saliva causa maiores chances de cáries, tártaro, gengivite e periodontite. Para evitar essas doenças e manter a saúde da boca o paciente deve seguir as dicas abaixo:

  • Beber 2 litros de água por dia para se hidratar;
  • Fazer uso de um repositor salivar em spray;
  • Realizar a higiene dos dentes com um creme dental suave.

<banner bioxtra>

Efeitos colaterais do Ruacutan

A lista de efeitos colaterais do ruacutan é longa e pode dar medo em quem não for bem orientado pelo médico que acompanha o caso. Entenda cada um deles abaixo e a forma de tratar.

Ressecamento

Por atrofiar as glândulas que produzem o sebo, o remédio pode gerar o ressecamento da pele do rosto e do corpo, do cabelo, das mucosas (olhos, nariz, boca e íntima) e lábios.

A forma de lidar com esse transtorno é hidratar cada área especificamente. O médico poderá receitar hidratantes potentes para uso no rosto e no corpo. Nos cabelos devem ser usados cremes de hidratação semanais e para pentear, que evitarão quebra.

O ressecamento das mucosas deve ser driblado com colírio, soro fisiológico, saliva artificial e lubrificantes. Já os lábios podem ser hidratados com pomadas e lip balms.

Fotossensibilidade

Durante o tratamento com o ruacutan é normal se sentir mais sensível ao sol. Como a pele está sensível e o sol favorece as manchas de acne e o ressecamento, é recomendado o uso de filtro solar o tempo todo pelo menos no rosto.

Quem se sente mais afetado pela luz do sol pode usar também o protetor solar no corpo.

Queilite angular

Essa condição não é nada mais do que feridas nos cantos da boca que não se cicatrizam sozinhas. São causadas pela umidade constante dessa região por conta do ressecamento dos lábios, os pacientes tendem a umedecer a boca com a língua e saliva.

Coceira

A coceira da pele na maioria dos casos vem do ressecamento e é sinal que o paciente não está hidratando de forma adequada. Outra possibilidade é se tratar de uma alergia, porque a pele fica mais sensível.

Lembre-se: o medicamento conta com diversas contra-indicações e só deve ser tomado por indicação médica e com acompanhamento.

Conhece alguém que já fez tratamento com ruacutan? Marque esse amigo nos comentários!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

5 dicas para conviver melhor com alguém em depressão