fbpx

Sabia que a boca seca pode estar ligada ao cigarro?

 em Boca seca, Dia a dia

Ter a sensação de boca seca, pegajosa e sentir o gosto da comida diferente podem ter a ver com o hábito de fumar. Entenda como tratar!

Os motivos para uma pessoa se tornar fumante podem ser muitos, e o vício fácil e rápido leva ao hábito duradouro de levar o cigarro a boca. Especialistas estudam a ligação entre o movimento dos lábios e as fases mais precoces da sexualidade, sendo diretamente interligado com a sensualidade, mesmo que no inconsciente.

Apesar do número de fumantes cair ano após ano, ainda é importante conscientizar essa parcela da população aos malefícios que a fumaça do cigarro e seus componentes – são mais de 4 mil substâncias nocivas – provocam problemas não só na cavidade oral, mas em todo o organismo.

Uma coisa simples e que pode passar batida é o fumante ter a sensação constante de xerostomia, conhecida popularmente como boca seca. E acontece  porque o cigarro interfere na produção normal de saliva, logo a secreção salivar tende a diminuir.

Boca seca e cigarro

A saliva tem várias funções: lubrifica e umedece o interior da boca para facilitar a fala e transformar os alimentos em uma massa fácil de ser digerida; protege os dentes e a mucosa oral; ajuda a controlar a quantidade de água no organismo e tantas outras funções.

O paciente precisa ser informado do quanto a microflora bucal é afetada. E que beber mais água ou usar hidratantes labiais não vai apresentar um bom resultado se o motivo da redução da saliva não for resolvido. Ou seja, é melhor parar de fumar.

A sensação de boca seca causa desconfortos durante todo dia. Os incômodos na fala, na hora de se alimentar e realizar atividades simples do dia a dia podem ser solucionados com o tratamento correto.

Como tratar a boca seca sendo fumante?

O mais indicado a fazer é parar de fumar, assim a sensação de boca seca, pegajosa e mudanças no paladar somem aos poucos e não costumam voltar. Mas, para quem ainda não conseguiu parar ainda ou quer continuar com o hábito, alguns itens podem ser utilizados para umidificar a boca e evitar problemas.

O uso de saliva artificial  é muito recomendado já que não tem grandes contra indicações. Os produtos bioXtra para bocas secas aliviam os incômodos e te ajudam a ter uma melhor qualidade de vida com os 4 produtos disponíveis: creme dental, enxaguatório, spray e gel oral.

Para quem é fumante e precisa ter os produtos sempre a mão, o Spray pode ser mais prático para utilizar durante o dia, já que pode e deve ser levado dentro da bolsa e aplicado quantas vezes ao dia for necessário. 

Parou de fumar? 

Saiba que é normal nas primeiras 3 semanas ficar mais irritado e chateado em situações que antes pareciam banais, aumento do suor, aumento do apetite, insônia e prisão de ventre. 

Compre direto com a gente!

A bioXtra está a venda nas melhores farmácias e dentais no Brasil e no mundo. Além disso também é possível comprar diretamente em nossa loja online. 

A Oral Saúde tem todos os produtos da linha bioXtra disponíveis para comprar e receber diretamente em sua casa, clique AQUI e acesse!

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos fumantes para melhorar a saúde bucal deles! Qualquer dúvida deixe nos comentários.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar