fbpx

Saiba o que é e como fazer para minimizar a xerostomia

 em Boca seca, Produtos bioXtra

Você sabe o que é xerostomia? Também conhecida como boca seca, ela é resultado da falta ou baixa produção de saliva, que ocasiona problemas, não só para a saúde bucal, mas para o bem-estar do paciente de uma forma geral. 

No artigo de hoje, abordaremos os motivos que levam ao desenvolvimento da xerostomia e as alternativas de cuidado.

Quais são as causas da xerostomia?

O surgimento da boca seca pode ter relação com efeitos colaterais provocados por outras situações inerentes à saúde do nosso corpo. Veja alguns exemplos de situações que levam ao desenvolvimento deste quadro. 

  • Diagnóstico de doenças: a xerostomia também é resultado de algumas enfermidades como diabetes, anemia, hipertensão, doença de Alzheimer, HIV/AIDS e síndrome de Sjögren; 
  • Tratamentos oncológicos: a realização de sessões de quimioterapia ou aplicação de radioterapia na cabeça ou no pescoço contribuem para o desenvolvimento da xerostomia; 
  • Uso constante de medicamentos: a boca seca também pode ser proveniente dos efeitos colaterais de substâncias usadas para tratar doenças como acne, epilepsia, alergias e ansiedade.

Principais sintomas da xerostomia

Para que você possa saber, se está ou não com boca seca, separamos as principais formas que ela se manifesta. Confira!

  • Pessoa sente sede com frequência; 
  • Sensação de ardência na boca; 
  • Dificuldade para falar;
  • Restrição para mastigar e engolir os alimentos; 
  • Mau hálito. 

Quais os métodos para aliviar a  xerostomia? 

Agora que você já sabe as causas, é essencial saber quais as formas para minimizar os efeitos da boca seca. Algumas das alternativas são comuns ao nosso dia a dia, mas produzem um efeito muito eficaz. Confira!

Evite o consumo de cigarro e bebida alcóolica

Pessoas que apresentam quadro de boca seca não devem fazer uso contínuo destas substâncias. O álcool resseca a boca, deixando a região desidratada. 

Já o tabaco faz com que a pessoa respire mais pela boca, o que faz com que ela fique ainda mais ressecada. 

Além disso, fica a orientação para evitar o consumo diário de produtos com alto volume de cafeína como café, refrigerante e chá. 

Beba água constantemente

Essa é uma prática simples, mas extremamente eficaz no que diz respeito ao cuidado com a xerostomia. Ingerir água frequentemente ao longo do dia é uma forma de manter a boca sempre hidratada e saudável. 

Os médicos recomendam que um adulto deve consumir aproximadamente 2 litros de água por dia. 

Use produtos específicos para cuidado com a boca seca 

Atualmente, existem várias formas que ajudam a minimizar os efeitos da boca seca e ainda mantêm os dentes saudáveis. 

Algumas destas opções de cuidado  são a saliva artificial em gel, spray e enxaguatório bucal. Elas podem ser inseridas ao longo da sua rotina diária, preservando a hidratação da sua boca por mais tempo. 

Se você quiser saber mais sobre xerostomia e as suas formas de cuidados, sugerimos a leitura do artigo “Já ouviu falar em xerostomia? Saiba o que é, e como prevenir”, que está no nosso blog.  

Principais produtos para combater a boca seca?

A bioXtra é a aliada certa para adquirir os produtos de cuidados com a xerostomia. As opções disponibilizadas possuem elevado grau de eficiência, proporcionando aos pacientes maior bem-estar e saúde bucal. Confira!

Spray Oral

O spray é um produto para alívio da xerostomia, de fácil manuseio para ser usado em qualquer horário e lugar, mantendo a proteção e a hidratação da sua boca por mais tempo. 

O produto, além de aliviar o desconforto provocado pela xerostomia, fortalece o esmalte do dente e previne a formação de cárie nos dentes. 

Saliva Artificial (Gel Oral)

O produto atua como um substituto da saliva natural, regulando o macroambiente da boca, umedecendo-a por mais horas, amenizando os efeitos da xerostomia. 

Além disso, a saliva artificial ajuda a preservar a saúde dos dentes e gengivas, proporcionando maior bem-estar para os pacientes.

Enxaguatório Bucal

Para combater a boca seca com mais eficiência, você pode adquirir o enxaguatório bucal da bioXtra, que além de super eficaz, não possui álcool em sua formulação, o que proporciona uma hidratação completa e sem deixar aquela sensação de ardência na boca. 

Além disso, o enxaguatório bucal é desenvolvido sem adição de açúcar, o que o torna ideal para quem tem diabetes, que como dissemos anteriormente, é uma das doenças que contribuem para o desenvolvimento da xerostomia. 

 

Onde eu posso adquirir produtos para xerostomia?

Contar com a linha de produtos bioXtra na sua vida é uma forma de proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida para você e sua família, por meio de uma higienização bucal completa. 

Com o intuito de disponibilizar aos pacientes os produtos de maneira funcional e dinâmica, a linha de produtos bioXtra disponibiliza todo seu portfólio na Loja Oral Saúde, espaço que permite a você fazer suas compras com segurança e eficiência. Aproveite!

bioXtra Brasil: Produtos especializados para cuidados especiais para bocas secas e sensíveis 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

saliva artificial para aliviar boca secasaliva artificial