Saúde bucal X Qualidade de vida: Qual a relação? Entenda!
A saúde da boca pode causar incômodos a ponto de prejudicar sua qualidade de vida? Leia esse artigo e entenda a relação!
Qualidade de vida é uma junção de condições básicas e suplementares do ser humano que os causam bem estar e saúde como um todo. Essas condições são: bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais saudáveis, como família e amigos, e também a saúde, educação e tudo que afeta a vida humana.
Alguns estudos relacionam a qualidade de vida a saúde bucal pois as duas andam juntas a todo momento. Problemas na cavidade oral podem causar desconfortos frequentes que prejudicam todas as atividade rotineiras e até a alimentação, veja alguns deles:
- Disfagia (dificuldade para engolir);
- Dificuldades na fala;
- Pigarro frequente;
- Baixa qualidade dos dentes;
- Má digestão;
- Mal hálito;
- Paladar reduzido (gosto metálico);
- Feridas nos lábios;
- Ardência bucal;
- Aftas na mucosa.
Toda a preocupação com a saúde da boca é profilaxia (prevenção) mas também é estética. Os cuidados com seus dentes proporcional um aumento considerável na qualidade de vida de uma pessoa. O paciente que se sente bem com seu sorriso, hálito, consegue se alimentar e falar normalmente de forma confortável, tem aumento de autoestima, se sente mais confiante e tende a ser mais arrojado.
Nos aspectos sociais do Brasil, o cuidado com o sorriso é muito importante, sendo o país com maior número de dentistas do mundo. Desde 2010, em apenas 8 anos, o número de Dentistas ativos no Brasil cresceu 42,27% passando de 219.575 para 312.403 dentistas, segundo dados oficiais do CFO em 30/10/2018 (cfo.org.br/website/estatísticas). Considerando a população brasileira de 208.494.900 (IBGE – 07/18), temos a proporção 668 habitantes / dentista.
Agora que está entendida a relação entre saúde bucal e qualidade de vida, aprenda a cuidar corretamente da microbiota oral.
2 passos para cuidar da saúde bucal e melhorar sua qualidade de vida
Separamos as melhores dicas para você cuidar por completo da sua boca.
Hidratação
O primeiro passo é a hidratação da mucosa. A boca seca ou sensível não consegue cumprir todas as funções do corpo, deixando condições deficientes.
Os produtos bioXtra são perfeitos para foram desenvolvidos exatamente para aliviar durante todo o dia os incômodos dos pacientes que sofrem com a xerostomia. Com diferentes formatos e aplicações, os produtos bioXtra tem enzimas idênticas as naturais para hidratação das mucosas e proteção da boca.
Disponíveis em 4 apresentações, ele se encaixa em todos os momentos do seu dia.
A Saliva Artificial (Gel Oral) deve ser aplicada nas gengivas e bochechas para alívio dos desconfortos. Com textura viscosa e densa, proporciona conforto duradouro.
Para pacientes que passam longos períodos fora de casa ou para manutenção da hidratação durante o dia de forma prática, é recomendado o uso do Spray Oral bioXtra. Ele deve ser pulverizado quantas vezes achar necessário.
O momento da escovação costuma ser crítico para quem sofre com a boca seca. Nestes casos é indicado um creme dental sem lauril sulfato de sódio, desta forma sua abrasividade será menor e não causará dor ou desconforto. O Creme Dental bioXtra limpa e mantém o hálito fresco sem ferir e ressecar as mucosas.
É recomendado o uso do Enxaguatório para que a proteção seja estendida e complemente a ação do creme dental usado anteriormente.
Limpeza
A escovação é o passo que a maioria das pessoas costuma fazer no dia a dia. Porém muitos não sabem a forma correta de escovar os dentes.
O primeiro passo é a escolha correta da escova, esta deve ser macia e ter a cabeça pequena para alcançar até os dentes posteriores e ter o cabo anatômico, que se encaixe nas mãos para não escapar e ferir a bochecha ou gengiva.
Escolhida a escova, devemos partir para a escovação dos dentes. Com a escova em 45º você pode fazer movimentos de cima para baixo como se estivesse “varrendo” e depois movimentos circulares.
Os pequenos espaços entre os dentes acumulam restos alimentares, bactérias e saliva, desenvolvendo biofilme dental. Para a limpeza interdental deve ser usado o fio dental e a escovinha interdental após a escovação. Enquanto o fio dental consegue remover restos maiores, a interdental consegue alcançar partes côncavas até a linha da gengiva.
Aprendeu neste post a importância de cuidar da sua saúde bucal para aumentar sua qualidade de vida? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!