fbpx

A secura da boca é um risco para saúde? Descubra!

 em Sem categoria

A secura da boca causa um desequilíbrio no organismo humano: além da perda da proteção contra as cáries, você também sofre alteração na digestão, na fala e ainda fica mais susceptível a doenças locais e sistêmicas.

As pessoas utilizam o termo “boca seca” para relatar aos dentistas a ausência de lubrificação bucal. Porém, entre os profissionais da saúde, utilizam-se termos como xerostomia, hipossialia ou hipossalivação.

Mas você sabe para quê serve a saliva? Ou ainda, sabe quais os fatores que contribuem para a secura da boca?

Acompanhe o nosso artigo para entender tudo isso ainda melhor.

Boa leitura.

Para quê serve a saliva?

A saliva possui funções importantes no nosso organismo. A maior delas é auxiliar na digestão. Além disso, auxilia na formação do bolo alimentar e dar início ao processo de digestão.

A saliva também é composta por antiácidos capazes de proteger a mucosa da boca, evitando a entrada de bactérias no organismo e atuando na lubrificação da gengiva e dos dentes.

Para aqueles que fazem uso de próteses dentárias, a saliva age como retentora.

Motivos que fazem a boca ficar seca

Especialistas afirmam que a secura da boca é causada por diversos fatores, mas que os mais comuns são os efeitos colaterais causados por diversos medicamentos de uso contínuo.

Além da dificuldade de inspirar e expirar pelo nariz, que nos faz realizar os processos pela boca e contribui para a secura da boca.

Procedimentos como quimioterapia e radioterapia também contribuem para a secura da boca, uma vez que afetam diretamente as glândulas produtoras de saliva.

Além dos fatores citados acima, existem diversos outros que contribuem para a falta de lubrificação bucal. Veja alguns:

  • Portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, etc.);
  • Tabagismo;
  • Pessoas com alterações emocionais (depressão, ansiedade, etc.);
  • Uso de alguns medicamentos (diuréticos, hipertensivos, antialérgicos, ansiolíticos, etc.);
  • Diferentes medicamentos utilizados ao mesmo tempo;
  • Pessoas que são portadoras de HIV também sofrem com a secura da boca;
  • Presença de doenças autoimunes (lúpus, artrite reumatoide, etc.).

Quais as consequências da secura da boca?

Além de todos os problemas anteriormente citados causados pela secura da boca, também podemos alertar sobre as alterações causadas no hálito, na maneira de falar e até mesmo na maneira de comer.

Isso tudo faz com que a pessoa prive-se do convívio com os amigos e familiares e opte pelo isolamento social por vergonha.

Essa é a hora de procurar ajuda especializada

De maneira geral, pessoas acometidas pela secura da boca são aconselhadas a buscar ajuda odontológica para iniciar o tratamento e o acompanhamento periódico.

O tratamento da secura da boca é muito mais eficaz quando realizado de forma integrada.

As idas ao dentista deverão ser mais frequentes, principalmente quando você alcançar certa idade.

Todo profissional odontológico é capaz de identificar o problema de forma rápida e eficiente para realizar o diagnóstico certeiro e o tratamento necessário.

Podem ser solicitados exames complementares, além da anamnese odontológica para medir o volume da salivação, e até mesmo testes sanguíneos podem ser solicitados para analisar possíveis deficiências vitamínicas.

Em caso de descoberta de doenças autoimunes descobertas por conta dos exames, uma biópsia poderá ser exigida, além de encaminhamento ao profissional especialista.

Como tratar a secura da boca?

Não existe uma cura para a secura da boca, mas o que pode acontecer é que, dependendo da gravidade em que se encontra, poderá ser atenuada com o tratamento seguido de maneira correta.

Quanto à prevenção da secura da boca da boca, não existe muito o que fazer por ser uma consequência de variadas causas.

Porém, é possível adotar algumas estratégias capazes de atenuar o desconforto causado pela secura da boca e prevenir futuras infecções, doenças bucais ou sistêmicas.

São estas estratégias:

  • Visitas regulares ao dentista;
  • Higiene bucal cuidadosa e rigorosa;
  • Manter sempre uma boa hidratação;
  • Elimine vícios, como o do cigarro;
  • Pratique uma boa mastigação;
  • Reduza o uso de álcool e cafeína.

Em alguns casos, uma mudança na dieta de quem sofre com a secura da boca também pode ser muito válida, uma vez que serão estimulados os consumos de alimentos que estimularão a mastigação, como carnes e algumas frutas mais densas.

Faça um acompanhamento odontológico frequente e invista sempre em produtos seguros

Como você pôde observar, existem diversos fatores que podem levar à secura da boca, mas em contrapartida, existem estratégias que podem evitar que isso nos ocorra, ou atenuar seu aparecimento.

É importante realizar acompanhamentos odontológicos frequentes e nunca deixe de se queixar, caso note algo estranho com a produção de sua saliva, neste caso, com a ausência dela.

Vale lembrar que a linha BioXtra conta com uma gama de produtos que são utilizados para aliviar a sensação de boca seca, desde saliva artificial até enxaguantes bucais sem álcool.

Todos os nossos produtos são clinicamente testados e aprovados para proporcionar o maior conforto possível aos nossos clientes.

Esclarecemos suas dúvidas sobre os motivos que levam a secura da boca e o que pode ser feito?

Se suas dúvidas a respeito do assunto tratado persistirem, entre em contato conosco no site.

 

Desculpa! O autor ainda não preencheu seu perfil.
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar