fbpx

Síndrome de Sjögren: Tratamento e cuidados

 em Síndrome de Sjögren

Você sabe o que é a Síndrome de Sjögren, também conhecida como síndrome seca? É uma enfermidade autoimune que não tem cura, provocada pela inflamação nos olhos e boca.

A doença provoca ausência de hidratação nas vias orais e a sensação de ter areia nos olhos. Ela se manifesta de duas formas que são:

  • Primária: perfil que mostra a presença apenas desta doença no organismo do paciente;
  • Secundária: formato que deixa claro registro de outras enfermidades como artrite, reumatoide e lúpus.

Quer saber quais as formas de minimizar os efeitos da Síndrome de Sjögren? Confira os próximos tópicos!

Quais os principais sintomas da Síndrome de Sjögren?

Conforme dito anteriormente, os principais sinais desta doença são olhos secos, com sensação de queimação, irritação, coceira e a boca seca. Portanto, um paciente diagnosticado com a Síndrome de Sjögren pode apresentar o seguinte quadro clínico:

  • Dor, inchaço e rigidez nas articulações;
  • Inchaço nas glândulas da saliva;
  • Pele seca;
  • Tosse persistente e seca;
  • Fadiga constante.
  • Possíveis fatores de risco da Síndrome de Sjögren

Por se tratar de uma doença autoimune, ainda não é possível saber porque o sistema imunológico das pessoas passam a agir de forma inesperada, com ataques ao próprio organismo.

Um dos pontos em comum entre os pacientes é a forte relação genética presentes neles. Além do aspecto hereditário, é importante salientar que ela pode se desenvolver por meio de infecções e bactérias.

Outro ponto essencial a ser destacado é que, embora qualquer pessoa possa desenvolver a Síndrome de Sjögren, ela aparece com mais frequência em mulheres, pessoas com mais de 40 anos, ou que já tenham doenças reumáticas como Lúpus, Artrite e Reumatoide.

Como é realizado o diagnóstico?

Trata-se de uma enfermidade com elevado grau de dificuldade em ser detectada no organismo. Portanto, o exame de sangue é fundamental neste reconhecimento, pois é ele que identifica se há alguma anormalidade nos anticorpos presentes em nosso sistema.

Além disso, outros métodos são muito eficazes neste diagnóstico. Um deles é o teste de Shirmer, que consiste em colocar um papel sobre os olhos, com o objetivo de verificar o volume de lágrimas na região. Também é possível verificar a presença da doença através de biópsia realizada nas glândulas salivares.

De qualquer forma, é essencial ressaltar que esse levantamento clínico precisa ser realizado por acompanhamento médico das seguintes especialidades: Oftalmologia, Reumatologia, Odontologia e Otorrinolaringologia.

Quais os tipos de tratamento?

O fato é que não existe cura para essa doença, mas é possível, mesmo com a Síndrome de Sjögren, ter uma vida normal seguindo todas as recomendações médicas.

No que se refere aos olhos, é possível usar colírios, óculos e aderir a outros métodos indicados por um oftalmologista.

Com relação à boca seca, é fundamental para o paciente mantê-la sempre hidratada. Pensando nisso, trazemos hoje como indicação o Spray Oral da bioXtra, um produto super eficaz que possui em sua composição enzimas salivares similares as naturais, proporcionando maior frescor, hidratação e conforto, minimizando assim os efeitos da doença.

Além disso, não esqueçam da higienização diária, ou seja, escovação no mínimo três vezes ao dia, uso de fio dental e enxaguante bucal. Os produtos bioXtra podem ser usados por tempo indeterminado, aliviando a secura bucal por longos períodos, e com isso melhoram a qualidade de vida dos pacientes da Síndrome de Sjögren.

Agora que você já sabe que pode contar com os produtos da bioXtra para tratar da Síndrome de Sjögren, não perca tempo. Faça sua encomenda na Loja Oral Saúde.

bioXtra Brasil: Produtos especializados para cuidados especiais para bocas secas e sensíveis 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ferida na boca