fbpx

Sintomas de câncer na tireoide

 em Sem categoria

Diagnóstico precoce e cuidados com o corpo podem diminuir os efeitos de câncer na tireoide. Entenda isto e veja algumas informações sobre a doença.

A palavra câncer por si só costuma assustar e junto com a luta para vencer a doença há alguns sintomas que podem provocar mais incômodos à pessoa.

O câncer de tireoide atinge o triplo de mulheres em relação aos homens em uma faixa etária bastante ampla, a maioria dos casos acontecem em pessoas entre 20 e 65 anos.

A tireoide é uma glândula que produz hormônios responsáveis por parte do equilíbrio de nosso metabolismo, por isto muitas vezes notamos que pessoas que tem problemas na tireoide tendem a emagrecer ou engordar muito, mesmo sem mudar a dieta alimentar.

Tipos de câncer na tireoide

Carcinoma papilífero

O tipo mais comum de câncer na tireoide é o carcinoma papilífero, que tem um percentual de cura bastante alto, com 78% dos pacientes alcançando a cura sem reincidência do câncer em 5 anos após o tratamento. 

Entre 70 e 80% dos casos de câncer na tireoide são deste tipo, ele tem evolução lenta e são tumores pouco agressivos.

Carcinoma folicular

O segundo tipo mais frequente é o carcinoma folicular que costuma atingir pessoas com mais de 35 anos e tem maior poder de metástases, podendo atingir pulmões e ossos nos casos mais graves.

Câncer medular

O câncer medular é mais agressivo e está relacionado com algumas síndromes genéticas. Nesse tipo de câncer na tireóide pode ocorrer a secreção de uma proteína que pode provocar a calcificação dos ossos.

 Este tipo de câncer na tireoide atinge 5% dos pacientes com a doença.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico de câncer na tireoide é realizado através de uma série de procedimentos clínicos, um deles é a palpação da glândula. Neste procedimento o médico pode notar o aumento dos gânglios linfáticos através do toque.

Mas, como em muitos pacientes o nódulo não tem tamanho suficiente para ser sentido na palpação, o médico pode solicitar exames de imagem para o diagnóstico, tais como, cintilografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.

Para fechar o diagnóstico, o paciente realiza uma biópsia. Feito com uma agulha fina, aspira-se parte do nódulo e é possível identificar se o tumor é maligno.

Quanto antes for realizado o diagnóstico, mais provável é o sucesso do tratamento, isto porque a evolução de alguns tipos de câncer na tireoide podem atingir outros órgãos.

O tratamento normalmente é realizado por procedimento cirúrgico, retirando parcialmente ou totalmente os gânglios linfáticos, dependendo do desenvolvimento do tumor.

O passo seguinte é a aplicação de iodo radioativo, que extingue resíduos de tecidos tumorais.

Depois dos procedimentos hospitalares, o paciente começa a reposição hormonal que será contínua, esta reposição faz com que o corpo siga recebendo os hormônios produzidos pela tireoide.

Em poucos casos, o câncer na tireoide é mais severo e necessita de intervenção com radio ou quimioterapia.

Sintomas mais comuns nas pessoas com câncer na tireoide

Os sintomas que aparecem mais comumente nas pessoas com câncer na tireoide são:

  • Aumento dos gânglios linfáticos que ficam na região do pescoço,
  • Sensação de pressão na traqueia,
  • Dificuldade para engolir,
  • Tosse persistente.

Um dos sintomas que incomoda muito as pessoas que estão com câncer na tireoide é a boca seca, que provoca também o desconforto para engolir. Isto ocorre devido menor produção de saliva que acontece não somente nos quadros de câncer de tireoide, mas também em outras disfunções dos gânglios linfáticos.

O que você pode fazer para aumentar a produção de saliva natural?

Existem produtos que podem te ajudar para que o problema da boca seca não seja mais um incômodo e motivo de sofrimento no seu tratamento.

A BioXtra é uma marca belga de repositores salivares. Atualmente é a única linha que conta com as mesmas enzimas presentes na saliva natural, Lisozima, lactoferrina e peroxidase.

Conheça os produtos bioXtra, o que há de melhor para cuidar e hidratar uma boca seca e sensível.

 

Desculpa! O autor ainda não preencheu seu perfil.
Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

pitiríase