Sintomas de câncer na tireoide
Diagnóstico precoce e cuidados com o corpo podem diminuir os efeitos de câncer na tireoide. Entenda isto e veja algumas informações sobre a doença.
A palavra câncer por si só costuma assustar e junto com a luta para vencer a doença há alguns sintomas que podem provocar mais incômodos à pessoa.
O câncer de tireoide atinge o triplo de mulheres em relação aos homens em uma faixa etária bastante ampla, a maioria dos casos acontecem em pessoas entre 20 e 65 anos.
A tireoide é uma glândula que produz hormônios responsáveis por parte do equilíbrio de nosso metabolismo, por isto muitas vezes notamos que pessoas que tem problemas na tireoide tendem a emagrecer ou engordar muito, mesmo sem mudar a dieta alimentar.
Tipos de câncer na tireoide
Carcinoma papilífero
O tipo mais comum de câncer na tireoide é o carcinoma papilífero, que tem um percentual de cura bastante alto, com 78% dos pacientes alcançando a cura sem reincidência do câncer em 5 anos após o tratamento.
Entre 70 e 80% dos casos de câncer na tireoide são deste tipo, ele tem evolução lenta e são tumores pouco agressivos.
Carcinoma folicular
O segundo tipo mais frequente é o carcinoma folicular que costuma atingir pessoas com mais de 35 anos e tem maior poder de metástases, podendo atingir pulmões e ossos nos casos mais graves.
Câncer medular
O câncer medular é mais agressivo e está relacionado com algumas síndromes genéticas. Nesse tipo de câncer na tireóide pode ocorrer a secreção de uma proteína que pode provocar a calcificação dos ossos.
Este tipo de câncer na tireoide atinge 5% dos pacientes com a doença.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico de câncer na tireoide é realizado através de uma série de procedimentos clínicos, um deles é a palpação da glândula. Neste procedimento o médico pode notar o aumento dos gânglios linfáticos através do toque.
Mas, como em muitos pacientes o nódulo não tem tamanho suficiente para ser sentido na palpação, o médico pode solicitar exames de imagem para o diagnóstico, tais como, cintilografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.
Para fechar o diagnóstico, o paciente realiza uma biópsia. Feito com uma agulha fina, aspira-se parte do nódulo e é possível identificar se o tumor é maligno.
Quanto antes for realizado o diagnóstico, mais provável é o sucesso do tratamento, isto porque a evolução de alguns tipos de câncer na tireoide podem atingir outros órgãos.
O tratamento normalmente é realizado por procedimento cirúrgico, retirando parcialmente ou totalmente os gânglios linfáticos, dependendo do desenvolvimento do tumor.
O passo seguinte é a aplicação de iodo radioativo, que extingue resíduos de tecidos tumorais.
Depois dos procedimentos hospitalares, o paciente começa a reposição hormonal que será contínua, esta reposição faz com que o corpo siga recebendo os hormônios produzidos pela tireoide.
Em poucos casos, o câncer na tireoide é mais severo e necessita de intervenção com radio ou quimioterapia.
Sintomas mais comuns nas pessoas com câncer na tireoide
Os sintomas que aparecem mais comumente nas pessoas com câncer na tireoide são:
- Aumento dos gânglios linfáticos que ficam na região do pescoço,
- Sensação de pressão na traqueia,
- Dificuldade para engolir,
- Tosse persistente.
Um dos sintomas que incomoda muito as pessoas que estão com câncer na tireoide é a boca seca, que provoca também o desconforto para engolir. Isto ocorre devido menor produção de saliva que acontece não somente nos quadros de câncer de tireoide, mas também em outras disfunções dos gânglios linfáticos.
O que você pode fazer para aumentar a produção de saliva natural?
Existem produtos que podem te ajudar para que o problema da boca seca não seja mais um incômodo e motivo de sofrimento no seu tratamento.
A BioXtra é uma marca belga de repositores salivares. Atualmente é a única linha que conta com as mesmas enzimas presentes na saliva natural, Lisozima, lactoferrina e peroxidase.
Conheça os produtos bioXtra, o que há de melhor para cuidar e hidratar uma boca seca e sensível.