Tipos de anemia, causas, sintomas e tratamentos!
Condição temporária que causa o enfraquecimento dos glóbulos vermelhos. Entenda neste artigo o que é anemia, as causas, sintomas e tratamentos!
A anemia nada mais é do que a falta ou enfraquecimento dos glóbulos vermelhos no corpo. O que reduz as funcionalidades de oxigenação dos órgãos, causando os sintomas. A condição também pode ser causada pela queda de nutrientes no sangue, tais como: zinco, vitamina B12, ferro e proteínas.
Todos os nutrientes citados acima são de extrema necessidade para o bom funcionamento do corpo. Eles são encontrados em frutas, legumes, carnes e grãos. Com uma alimentação balanceada a anemia pode ser evitada ou em casos leves completamente tratada.
Qualquer pessoa pode sofrer com anemia. Porém tem maiores chances de desenvolver a condição mulheres em idade reprodutiva, gestantes, lactantes e crianças no geral. Homens adultos e idosos também podem sofrer de anemia, mas as chances são menores.
Principais sintomas da anemia
- Falta de apetite;
- Mucosas da boca e parte interna do olho esbranquiçadas;
- Cansaço frequente;
- Falta de disposição mental e física;
- Falta de ar;
- Sensação de tontura;
- Dores de cabeça;
- Extremidades do corpo mais frias que o normal;
- Dificuldade de concentração;
- Dor no peito;
- Palpitações;
- Cabelos e unhas enfraquecidas;
- Apatia.
Tipos de anemia
Existem 6 diferentes tipo de de anemia que podem acometer os pacientes. Entenda cada uma delas abaixo.
Anemia ferropriva
Esse é o caso mais comum da doença, estima-se que 90% dos casos de anemia seja por deficiências de ferro no corpo. A falta de ferro leva a diminuição da produção e qualidade dos glóbulos vermelhos, o que causa sintomas físicos.
Anemia falciforme
A doença também pode ser passada dos pais para os filhos. Neste caso os glóbulos vermelhos abandonam seu formato arredondado e adotam o formato de foice. Por conta do novo formato, a membrana fica mais fina e se rompe mais facilmente.
O tratamento pode ajudar o paciente, porém, a anemia falciforme não tem cura.
Anemia como consequência
Doenças ou tratamentos invasivos podem alterar a qualidade e a produção dos glóbulos vermelhos. Como um exemplo temos pacientes que passam pelo tratamento de quimioterapia que desenvolvem anemia associada e casos de condições renais.
Anemia megaloblásticas
Neste tipo da condição é causada pela deficiência de vitamina B12 no organismo. Esta pode ser causada pela dieta que restringe carnes, ovos e leites, como a dieta vegetariana e vegana. Já existe suplementação para evitar a anemia megaloblástica.
Anemia hemolítica
Neste tipo de anemia, o corpo descarta os glóbulos vermelhos antes do tempo padrão de 120 dias. Com o descarte precoce, a medula óssea não dá conta de repor tais glóbulos. A anemia hemolítica também pode se tornar autoimune e destruir os glóbulos vermelhos por este motivo.
Anemia aplástica
Este é o tipo de anemia mais rara. Na anemia aplástica o corpo não produz a quantidade suficiente de glóbulos vermelhos, o que abre espaço para infecções frequentes e doenças auto-imunes. Neste tipo de anemia existe o risco eminente de vida.
Diagnóstico e tratamentos indicados
As especialidades médicas responsáveis pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes com anemia são: clínicos gerais, hematologista e o endocrinologista. Para confirmar o quadro é necessário um exame laboratorial de sangue.
Os níveis de hemoglobina apontam anemia quando são:
- Menor que 12g/dl em mulheres;
- Menor que 13g/dl em homens;
- Menor que 11g/dl em crianças;
- Menor que 11g/dl em grávidas.
Os tratamentos são feitos com suplementos alimentares, medicação via oral durante um tempo determinado, podendo ser necessário em alguns casos transfusões de sangue.
Para anemia ferropriva, o tratamento costuma dar início apenas com mudanças simples na alimentação, aumentando o consumo das seguintes comidas:
- Feijão;
- Carne vermelha, fígado, coração de galinha e rim;
- Vegetais e legumes verde escuro como espinafre e brócolis;
- Frutos do mar;
- Acelga;
- Romã;
- Maça, pessegos e ameixa;
- Nozes.
Para ajudar na absorção de ferro pelo corpo, o paciente deve ingerir os alimentos listados acima junto com uma fonte de vitamina C, como um suco de laranja natural.
Quando é necessária a medicação via oral podem ser receitados complexos vitamínicos para suprir as carências de vitamina B, vitamina C e ferro. A medicação normalmente não causa efeitos colaterais.4
Conhece alguém que tem anemia ou está suspeitando? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais ou marque o amigo nos comentários!