fbpx

Tire suas dúvidas sobre câncer de próstata

 em Câncer, Dia a dia

Condição grave e com seleto grupo de risco. Entenda neste artigo o que é câncer de próstata, sintomas, tratamentos e prognóstico! 

O câncer de próstata é considerado uma doença muito comum, com 2 milhões de casos estimados por ano. A próstata é um órgão masculino que produz fluido seminal que nutre e transporta o esperma. 

A condição muitas vezes tem seu diagnóstico tardio. A falta de cuidado dos homens com a própria saúde, ausência dos consultórios do proctologista e medo são os fatores mais determinantes no agravamento do caso. 

Grupo de risco 

Homens que fazem parte de alguns grupos tem maiores chances de desenvolver um câncer de próstata, veja abaixo:

  • Histórico familiar: homens que tem parentes diretos com casos de câncer de próstata antes dos 60 anos fazem parte do grupo de risco;
  • Idade: a partir dos 55 anos os homens começam a fazer parte do grupo de risco para câncer de próstata;
  • Peso: homens com sobrepeso ou obesidade costumam desenvolver mais a condição do que pacientes com peso normal.  

O câncer de próstata é uma condição tratável quando ainda está localizado apenas em um local. Casos que a doença só é diagnosticada em estágio avançado tem difícil controle e cura, além do risco de sobrevida do paciente ser muito menor. 

Principais sintomas do câncer de próstata

Os sintomas iniciais da condição são discretos e muitas vezes passam desapercebido para quem não tem nenhuma desconfiança com a saúde. Veja quais são os sintomas da condição:

  • Incidência de sangue na urina;
  • Dificuldade no momento de urinar;
  • Diminuição no jato da urina;
  • Necessidade de ir ao banheiro muitas vezes;
  • Urinar mais vezes durante o dia. 

Como é feito o diagnóstico?

Nos casos que o paciente percebe os sintomas iniciais e busca atendimento médico, os exames clínicos e laboratoriais são feitos mais rapidamente e o diagnóstico idem. Casos mais avançados costumam só ter o diagnóstico quando se espalharam por outros órgãos, na maioria dos casos ossos e rins, o que dificulta o tratamento. 

Os primeiros exames indicados são o exame de toque retal e um exame de sangue com dosagem de proteína do sangue. Os dois não são suficientes para diagnosticar o câncer, porém, devem ser os exames iniciais.

Tratamento indicado

Cada caso é único e tudo depende da condição em que o paciente está e o estágio que está o câncer, a idade do paciente também é de grande influência. Os tratamentos mais indicados são a prostatectomia radical, que é a remoção total da próstata ou tratamentos menos invasivos com uso de medicamentos, radioterapia e hormonoterapia. 

Em casos de pacientes já muito idosos, o tratamento indicado é sempre o menos invasivo possível. 

Prevenção ao câncer de próstata

Sendo parte do grupo de risco, além dos exames frequentes com médicos, algumas medidas podem ser tomadas para prevenção. Veja abaixo:

  • Praticar atividades físicas frequente;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Manter o peso adequado para sua altura;
  • Evitar cigarros;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Conhece algum homem que está no grupo de risco do câncer de próstata? Marque nos comentários ou compartilhe este artigo nas suas redes sociais para ajudar na conscientização da doença!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

apraxia