fbpx

Veja como cuidar da saúde bucal de idosos neste artigo!

 em Boca seca, Dia a dia

Em todas as idades é necessário cuidar dos dentes, mas na terceira idade os cuidados mudam. Entenda aqui como cuidar da saúde bucal de idosos!

Os cuidados com os dentes e com a saúde bucal como um todo são importantes em todas as idades. O ideal é que todas as pessoas possam conservar seus dentes naturais por toda a vida e para isso é preciso acompanhamento médico, e cuidados diários. 

A boca serve como porta de entradas de bactérias, por ser uma mucosa de fácil acesso e muito propícia para proliferação, principalmente por ser uma cavidade úmida com ligações para todo o corpo. Por isso qualquer ferida e inflamação deve ser tratada rapidamente. 

Particularidades do idoso

Com o passar dos anos, é normal que o metabolismo fique mais lento e a imunidade tenha uma queda natural. Na terceira idade é natural que todos sintam o impacto de uma resposta imunológica reduzida e uma dificuldade maior em absorver nutrientes. 

As mudanças fisiológicas do corpo causam alterações diretas na boca do paciente idoso, tais como boca seca, sensibilidade, maior facilidade de apresentar cáries. O atendimento odontológico deve ser personalizado e focado em evitar ou resolver os problemas mais comuns nesta faixa etária. 

O envelhecimento é inevitável e com ele costuma vir um processo natural de retração gengival, que expõe a raiz do dente e aumenta o risco de doenças periodontais. O acompanhamento periódico com um dentista evita que a condição se agrave rapidamente. 

Acompanhamento médico

Mesmo que o idoso esteja sem nenhum problema aparente, é preciso se consultar com um dentista periodicamente. O uso de medicação ou prótese dentária pode causar alterações pequenas que muitas vezes passam despercebido no dia a dia.

O dentista poderá indicar escovas específicas para o uso diário e verificar o desenvolvimento de qualquer problema que aparecer.

Higiene diária

Os cuidados de todos os dias são o ponto principal na preservação dos dentes. A higiene deve ser feita em 3 passos simples e após todas as refeições.

Escovação

Deve sempre ser usada uma escova de dentes macia que limpe os dentes efetivamente sem ferir. Os movimentos devem ser suaves e no sentido da gengiva para a ponta, como se estivesse varrendo. 

Limpeza interdental

Os pequenos espaços entre os dentes acumulam biofilme e restos alimentares, o que pode causar tártaro em pouco tempo. 

A higiene interdental pode ser feita com uso de um fio dental ou com uso de uma escova interdental compatível com o tamanho.
Em casos do uso de prótese protocolo ou prótese overdenture toda a higiene deve ser específica. Aprenda a fazer da forma correta aqui:

Sensação de boca seca

O uso de medicação continuada é bem comum durante a terceira idade, e entre os efeitos colaterais o mais comum é a sensação de boca seca. 

A falta de saliva deixa a boca mais suscetível a bactérias e vírus, por isso deve ser tratada com repositores salivares.

Com uma linha completa que acompanha a pessoa em todos os momentos, o bioXtra hidrata e protege a boca seca e sensível. Conheça os produtos

É importante lembrar que terá bons resultados independente da idade, se escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e se for regularmente ao dentista para exames completos e limpeza.

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a se conscientizarem sobre a importância da saúde bucal em idosos!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

diabetes infantilinsonia fatal