Verdades e mentiras sobre tireoide
Nesse posts separamos as principais verdades e mentiras sobre tireoide que costumam contar. Leia!
A tireoide é uma glândula com um formato que lembra uma borboleta, situada no pescoço, na frente da laringe. É uma das mais conhecidas e maiores glândulas do corpo humano, com um peso aproximado de 15 a 25 gramas em uma pessoa adulta.
Também chamada de tiroide, essa glândula atua em funções de órgãos essenciais, como o coração, cérebro, fígado e rins. A tireoide intervém ainda no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes; no controle de ciclos menstruais e do peso; e ainda em fatores como a concentração, humor, memória e equilíbrio emocional.
O perfeito funcionamento da tireoide garante o autocontrole e estabilidade do corpo humano. Essa pequena glândula endócrina produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), os quais agem em todos os sistemas do corpo humano.
Se a tireoide não opera de maneira apropriada, pode liberar hormônios em quantidade exagerada (o chamado hipertireoidismo) ou baixas quantidades (denominado hipotireoidismo). Há muitas verdades e mentiras acerca da tireoide e seus distúrbios, e nós separamos cinco delas abaixo para que você entenda. Leia.
Dizem por aí que…
-
A tireoide é uma glândula muito importante para o organismo.
Verdade. Se comparada a outros órgãos, essa glândula é pequena. Porém, os dois hormônios que a tireoide produz, o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), afetam diretamente no controle emocional e desenvolvimento adequado do corpo.
Para quem tem problemas de tireoide, os hormônios T3 e T4 podem ser produzidos em laboratório e serem ingeridos no formato de cápsulas, fato que possibilita a reposição dos mesmos. Isso vale também para pacientes que necessitam retirar a glândula, no caso de problemas maiores.
-
Todo mundo que sofre com distúrbios na tireoide tem um “papo” no pescoço.
Mentira. Há diversos tipos de hipotireoidismo e nem todos resultam no surgimento da tireomegalia (hipertrofia da tireoide ou o conhecido “papo”). Geralmente, a pessoa com distúrbios na tireoide procura o especialista por causa de outros sintomas relacionados à enfermidade.
-
O hipotireoidismo pode causar depressão.
Verdade. Aproximadamente 50% das pessoas diagnosticadas com hipotireoidismo apresentam sintomas relacionados à depressão e aproximadamente 30% dos depressivos têm hipotireoidismo.
Os hormônios da tireoide agem justamente em sistemas associados ao humor, memória, libido e outros. Assim, observa-se transtornos mentais ou alterações bruscas de humor em pacientes com problemas na liberação dos hormônios T3 e T4.
-
Quem tem nódulo da tireoide tem câncer.
Mentira. Estudos calculam que, após os 40 anos de idade, aproximadamente 50% da população tem algum nódulo na tireoide ainda que nem suspeitem e sequer tenham sintomas ou alterações em exames de sangue. Normalmente, os nódulos são percebidos em exames de rotina, como a ultrassonografia.
-
Quem toma hormônio da tireoide emagrece.
Mentira. Tomar esse tipo de medicamento sem ter de fato hipotireoidismo até causa a perda de peso, mas de maneira totalmente errada. O emagrecimento dessa forma começa pelos músculos, causando a perda de força, flacidez e o enfraquecimento da massa óssea. Destaca-se também que os problemas podem ser ainda maiores, atingindo inclusive o coração.
Vale lembrar que, independentemente do conhecimento que você tenha sobre tireoide, é importante realizar exames de rotina e preventivos, de modo que controle continuamente a produção de hormônios. Você sabe mais algum mito ou verdade sobre tireoide? Comente!
Deixe um Comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
POR FAVOR RESPONDA MINHA PERGUNTA CINTIA RIBEIRO DE AMORIM
Boa tarde, Cintia. No que podemos ajudar?
Tratamento da tireóide pode acarretar ganho de peso? em 3 anos de tratamento não conseguir estabilizar, é normal ?
Isso depende do tipo de tireoide.
O ideal é conversar com o médico que acompanha seu tratamento!